
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Cezar Ricardo de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Cezar Ricardo de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pin, Aline Keryn | - |
| Autor(es): dc.creator | Pagliari, Mainara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:39:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:39:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23837 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1117007 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem o objetivo de compreender a finalidade do Ensino Médio, nas modalidades regular e técnico. Trata-se de uma análise baseada em uma pesquisa realizada com alunos concluinte do Ensino Médio Regular e Técnico em Administração, onde os mesmos por meio de perguntas semi estruturadas relatam suas experiências e aprendizados obtidos durante a etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio.Veremos inicialmente como a análise das questões foram realizadas e como os dados foram selecionados. Em seguida, as características dessas duas modalidades de ensino e seus principais objetivos em relação a formação do aluno. Foi discutido também, como os alunos veem a sua formação no ensino médio e as expectativas que eles acreditam que o curso possa ter de forma a contribuir para a formação tanto profissional quanto pessoal, avaliando-se as vantagens de cada modalidade apresentada. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jovens - Emprego | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualificações profissionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youth - Employment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vocational qualifications | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Empregabilidade, formação e/ou qualificação: estudo comparativo com ex alunos do ensino médio | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: