
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Alinne Cristinne Corrêa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Alinne Cristinne Corrêa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Simão, Diógenes Dias | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Rafael Alves Paes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Matheus Felipe Veloso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:39:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:39:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30140 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116988 | - |
| Descrição: dc.description | In recent years, the number of people interested in computing has increased significantly. However, a reality that affects this area is the large number of dropouts from computing courses in higher education due to frustrations and difficulties with some subjects such as programming logic. This discipline generates confusion due to its complexity and the lack of didactics to pass on this content. Therefore, the objective of this work is to evaluate, through a case study, the acceptance and use of the Égua programming language for teaching computer logic under the perception of higher education students. Therefore, the objective of this work is to evaluate, through a case study, the acceptance and use of the Égua programming language for teaching computer logic under the perception of higher education students. To conduct the case study, the Technology Acceptance Model was used, a set of benchmarks was developed with students from the Software Engineering course, and data were collected through a questionnaire. With the results achieved, it is possible to notice that although the Égua language is still a little premature, it has potential for teaching programming logic. | - |
| Descrição: dc.description | Nos últimos anos, aumentou significativamente o número de pessoas interessadas na área da computação. No entanto, uma realidade que atinge essa área é a grande quantidade de desistências dos cursos de computação no ensino superior devido frustrações e dificuldades com algumas disciplinas como por exemplo lógica de programação. Esta disciplina gera bastante confusão devido a sua complexidade e a falta de uma didática aprimorada para repassar esse conteúdo. Diante disso, o objetivo deste trabalho é avaliar por meio de um estudo de caso a aceitação e uso a linguagem de programação Égua para o ensino da lógica de computação sob a percepção de alunos do ensino superior. Para a condução do estudo de caso, foi utilizado o Modelo de Aceitação de Tecnologia, desenvolvido um conjunto de benchmarks com alunos do curso de Engenharia de Software e os dados foram coletados por meio de um questionário. Com os resultados alcançados é possível notar que apesar da linguagem Égua ainda ser um pouco prematura, a mesma possui potencial para o ensino de lógica de programação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia de Software | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programação lógica (Computação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de software | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Logic programming | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Um estudo de caso para avaliar a linguagem Égua sob a percepção de alunos do ensino superior | - |
| Título: dc.title | A case study to assess Égua language from the perception of higher education students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: