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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Peron, Guilherme de Santi | - |
Autor(es): dc.contributor | Peron, Guilherme de Santi | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eduardo Nudes dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Copetti, Luiz Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Junghans, Mariana Bittencourt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:39:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:39:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116975 | - |
Descrição: dc.description | From a purely mechanical system to a large and complex system controlled by computers, the passenger vehicle is one of the greatest representatives of the evolution of technology. This growing vehicular technology, and the data associated with it, added to the evolution of wireless communication technologies, has made the field of vehicular telemetry grow in recent years, with various external equipment being developed and even connectivity within the vehicles themselves. As such, there are many commercial options for end users and fleet managers to connect their vehicles and access data remotely. However, companies that are entering the connectivity business to offer these services have some difficulty using these already available equipment, due to the lack of flexibility and freedom to make changes to the software, for example, to collect some variables of interest. Additionally, the demand for knowledge of automotive embedded systems is increasing, generating the need for new teaching tools that can demonstrate the operation of these systems. With that in mind, the present work sought to develop a board that can be easily connected to the TIVA, with the aim of facilitating CAN communication tests, both to acquire more knowledge about the vehicle, with the acquisition of the desired variables, and to facilitate learning. The result obtained, however, was a prototype to carry out tests only on the bench initially (and therefore with a didactic purpose), however both the hardware and the software can be developed later to be used in real vehicles , fully fulfilling the initial objective. | - |
Descrição: dc.description | De sistema puramente mecânico a um grande e complexo sistema controlado por computadores, o veículo de passageiros é um dos maiores representantes da evolução da tecnologia. Essa crescente tecnologia veicular,e os dados associados a ela, somada à evolução das tecnologias de comunicação sem fio, fez com que o ramo da telemetria veicular crescesse nos últimos anos, com diversos equipamentos externos sendo desenvolvidos e até mesmo conectividade dentro dos próprios veículos. Sendo assim, existem muitas opções comerciais para o usuário final e para gestores de frota conectarem seus veículos e terem acesso aos dados remotamente. No entanto, empresas que estão entrando no ramo da conectividade para oferecer esses serviços têm certa dificuldade ao utilizar esses equipamentos já disponíveis, devido à falta de flexibilidade e liberdade para realizar alterações no software, por exemplo, para coletar algumas variáveis de interesse. Adicionalmente, a demanda por conhecimento de sistemas embarcados automotivos é cada vez maior, gerando a necessidade de novos instrumentos de ensino que possam demonstrar o funcionamento desses sistemas. Pensando nisso, o presente trabalho buscou desenvolver uma placa que pode ser facilmente conectada à TIVA, com o objetivo de facilitar testes de comunicação CAN, tanto para adquirir mais conhecimento sobre o veículo, com a aquisição das variáveis desejadas, quanto para facilitar o aprendizado. O resultado obtido, no entanto, foi um protótipo para realizar testes apenas em bancada inicialmente (e portanto com objetivo didático), porém tanto o hardware quanto o software podem ser desenvolvidos posteriormente para serem utilizados em veículos reais, cumprindo totalmente o objetivo inicial. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede de Área de Controle (Rede de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de Posicionamento Global | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relógios em tempo real (computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conectividade (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controller Area Network (Computer network) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Global Positioning System | - |
Palavras-chave: dc.subject | Real-time clocks (Computers) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Connection machines | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | AutomoTIVA: criação de um shield CAN para a TIVA para coleta de dados veiculares | - |
Título: dc.title | AutomoTIVA: creation of a CAN shield for TIVA to collect vehicle data | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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