
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Catapan, Anderson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Catapan, Anderson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mansano Neto, João | - |
| Autor(es): dc.contributor | Myszczuk, Ana Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinto, Vanessa Cristine Binotto de Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:39:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:39:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21660 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116963 | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to present an analysis with a theoretical-conceptual approach of an agreement established between Taubaté-SP city and Taubaté University – UNITAU, to develop the educational policy of integral education in municipal schools. To that end, the problem faced by the municipality and the results obtained were lined on National Education Plan, current legislation and the understanding of São Paulo State Accounts Court. It was pointed out the content analysis of the data of a field survey that is carried out by the Education Department of the municipality, semi-annually, with Integral Education program team, carried out by a questionnaire. Participated on this research 1593 students enrolled in the program and 319 contracted employees, both categories presented their perspectives about full-time teaching. Identified as a result of the study a panorama of the impact on children´s and adolescents lives on this integral education public policy. The integral period is a national policy that has been inserted on Brazil political-educational agenda and is gradually being implemented by the municipalities as a way to reduce children´s and adolescents social vulnerability and to improve students proficiency. With the expansion of the students school journey, at municipality studied, democratized the access to cultural, playful, recreational and sports activities. Thus, the agreement presents a viable way to develop public policy. | - |
| Descrição: dc.description | Agência Nacional do Petróleo (ANP) | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo busca apresentar uma análise com abordagem teórico-conceitual da celebração de um convênio estabelecido entre o município de Taubaté-SP e a Universidade de Taubaté – UNITAU, para desenvolver a política educacional do ensino integral nas escolas municipais. Para tanto, o problema enfrentado pelo município e os resultados obtidos, foram pautados no Plano Nacional de Educação, legislações vigentes e no entendimento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Apontou-se a análise de conteúdo dos dados de uma pesquisa de campo que é realizada pela Secretaria de Educação do município, semestralmente, junto à equipe do Programa Integral, efetivada por meio de um questionário. Participaram da pesquisa 1593 alunos inseridos no programa e 319 funcionários contratados, ambas as categorias apresentaram suas perspectivas do ensino no período integral. Identificou como resultado do estudo um panorama do impacto na vida das crianças e adolescentes da política pública do ensino integral. O período integral é uma política nacional que se inseriu na agenda político-educacional do Brasil e está aos poucos sendo implementada pelos municípios, como forma de reduzir a vulnerabilidade social das crianças e dos adolescentes e melhorar a proficiência do aluno. Com a ampliação da jornada escolar dos alunos, no município estudado, democratizou-se o acesso as atividades culturais, lúdicas, recreativas e esportivas. Assim, o convênio apresenta ser forma viável para desenvolver a política pública. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Convênios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Taubaté (SP) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covenants | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Taubaté (SP) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
| Título: dc.title | Celebração de convênio para desenvolver ensino em período integral nas escolas públicas do município de Taubaté: viabilidade para implantação | - |
| Título: dc.title | Celebration of an agreement to develop full-time education in public schools in the municipality of Taubaté: feasibility for implementation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: