Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schütz, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Schütz, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Lamb, Juliano Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Pietrantonio, Eduardo Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:38:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:38:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29983 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116747 | - |
Descrição: dc.description | Data from the Global System Mobile for Communications show that the number of smartphone users has exceeded the 5.1 billion mark. With the number of different devices growing and more users using the devices for different tasks, some content is not presented properly on all devices, for this reason Marcotte (2010) proposed a design that would facilitate the development of a system to support different devices, called responsive design. With this model, the written code adapts the layout to different devices without having to write different codes. One of the techniques used is the mobile first method, where it is developed primarily for smaller screens, going to larger screens. This work aimed to analyze the responsive design methods and use them in the creation of systems with the aid of software engineering techniques. To evaluate these designs, after their creation, the way of validating the quality of the responsive design created was based on rubrics, created with criteria defined from the needs of these systems, such as media queries, breakpoints, mobile first, among others. Thus, the use of these items can be adapted for different systems, making small specific changes according to the domain chosen for the system. | - |
Descrição: dc.description | Dados do Sistema Global para Comunicações Móveis mostram que o número de usuários de smartphones ultrapassou a marca de 5,1 bilhões. Com o número de diferentes dispositivos em crescimento e mais usuários utilizando os dispositivos para diferentes tarefas, alguns conteúdos não são apresentados adequadamente em todos os dispositivos, por esse motivo Marcotte (2010) propôs um design que facilitasse o desenvolvimento de um sistema para suportar diferentes dispositivos, chamado de design responsivo. Com esse modelo o código escrito adapta o layout para diferentes dispositivos sem que fosse necessário escrever diferentes códigos. Uma das técnicas utilizadas e o método mobile first onde se desenvolve primeiramente para telas menores, indo para telas maiores. Este trabalho teve como objetivo analisar os métodos de design responsivo e utiliza-los na criação de sistemas com o auxílio de técnicas da engenharia de software. De maneira a avaliar esses designs, após a criação dos mesmos, a forma de validação da qualidade do design responsivo criado foi feita a partir de rubricas, criadas com critérios definidos a partir das necessidades desses sistemas, como media queries, breakpoints, mobile first, entre outras. Assim a utilização dessas rubricas podem ser adaptadas para diferentes sistemas, realizando pequenas alterações específicas de acordo com o domínio escolhido para o sistema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sites da Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicações Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web sites | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web applications | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de rubricas para validação de design responsivo | - |
Título: dc.title | Development of rubrics for responsive design validation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: