Espectroscopia da luz na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDeimling, César Vanderlei-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891-
Autor(es): dc.contributorDeimling, Natália Neves Macedo-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8394-3132-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5059722794651091-
Autor(es): dc.contributorLenzi, César Henrique-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5887-338X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6728166498098286-
Autor(es): dc.contributorDeimling, César Vanderlei-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891-
Autor(es): dc.contributorSchiavon, Gilson Junior-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-5642-078X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582-
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883-
Autor(es): dc.contributorDeimling, Natália Neves Macedo-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8394-3132-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5059722794651091-
Autor(es): dc.creatorSouza, Daniel Maggioni de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:38:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:38:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116699-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Uma proposta para o ensino da espectroscopia UV-VIS na educação básica-
Descrição: dc.descriptionAiming to contribute to overcoming some issues regarding the teaching of modern Physics in the classroom, this work presents the development of an educational product applied to the study of electromagnetic waves, their properties, especially interference and diffraction phenomena, for wavelengths in the visible spectrum. For this purpose, a content plan and a low-cost spectrometer based on the Arduino platform were developed. Our product aims to bring a proposal for teaching electromagnetic waves into the classroom, which can be implemented at low cost, easily implemented, and articulated with other areas of knowledge. Thus, we hope to provide a possibility for the implementation of multidisciplinary experiments with low-cost equipment in schools, allowing teachers to adopt them or adapt them to their needs and reality. Through the interaction of students with the educational product, we noticed an increase in students' interaction and engagement with the content, as well as an improvement in the understanding of the concepts addressed. It was also possible to verify that the approach discussed in this work allowed more meaningful learning and a greater connection between theory and practice, contributing to better academic performance and increased student motivation in relation to Physics studies.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionVisando colaborar na superação de alguns problemas envolvendo o ensino da Física moderna em sala de aula, neste trabalho elaboramos, desenvolvemos e avaliamos um produto educacional aplicado ao estudo das ondas eletromagnéticas e suas propriedades, em especial, os fenômenos de interferência e difração, considerando comprimentos de ondas na faixa do espectro visível. Para tanto, um plano de unidade e um espectrômetro de baixo custo baseado na plataforma Arduino foram desenvolvidos. Nosso produto tem como objetivo específico levar para dentro da sala de aula uma proposta para o ensino de ondas eletromagnéticas que possa ser desenvolvida com baixo custo, de fácil implementação e articulável com outras áreas do conhecimento. Com isso, esperamos disponibilizar uma possibilidade para implementação de experimentos multidisciplinares com um equipamento acessível às escolas, cabendo ao professor adotá-los e adequá-los às suas necessidades. Por meio da interação dos estudantes com o produto educacional, pudemos notar um aumento na interação e no envolvimento dos alunos com o conteúdo, bem como uma melhoria na compreensão dos conceitos abordados. Também foi possível verificar que a abordagem discutida neste trabalho permitiu uma aprendizagem mais significativa e uma maior conexão entre a teoria e a prática, contribuindo para um melhor desempenho escolar e uma maior motivação dos estudantes em relação aos estudos de Física.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectOndas eletromagnéticas-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectCritical pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectElectromagnetic waves-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleEspectroscopia da luz na educação básica-
Título: dc.titleSpectroscopy in basic education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.