Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto | - |
Autor(es): dc.contributor | Sauer, Elenise | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Elaine da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:38:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:38:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1243 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116682 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha : Jogo perfil orgânico aminas: algumas sugestões de inserção na sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | This paper aimed to develop a didactic game for teaching the organic function amine focusing in Science-Technology-Society (STS) and its main contributions. The study was performed with 50 senior high school students of the morning period from a public school in Ponta Grossa. Quantitative and evaluation methodological approaches were used. For data collection a questionnaire with open-ended and closed-ended questions was used. However, in order to expand the data collection, field diary notes, audio and video recording were used. The total of activities performed was divided in 15 moments, in which it was attempted to establish social relationships of science and technology. The main results made evident that initially they had no knowledge of this function and its social implications. It was possible to realize that the use of the game proposed in this study stimulated the student's curiosity and learning, showing it as a strategy for teaching and for social, emotional and intellectual development of students. In relation to concepts of science and technology, it was noticed by the study that most of them still have a linear view on science, but they have become more reflexive about its social implications. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para o ensino da função orgânica amina em um enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e suas principais contribuições. O trabalho foi realizado com 50 alunos do terceiro ano do ensino médio matutino de um colégio da rede estadual de ensino de Ponta Grossa. A abordagem metodológica utilizada foi a quantitativa e de avaliação. Para a coleta dos dados utilizou-se como instrumento principal o questionário com questões abertas e fechadas. Mas com o objetivo de ampliar a coleta de dados utilizaram-se anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo. As atividades totais realizadas foram divididas em 15 momentos, nos quais se buscou estabelecer as relações sociais da ciência e da tecnologia. Os principais resultados evidenciaram que inicialmente eles não possuíam conhecimento sobre essa função e suas implicações sociais. Foi possível perceber que a utilização do jogo proposto neste estudo estimulou a curiosidade e a aprendizagem dos alunos, evidenciando-o como estratégia para o ensino e o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. Em relação às concepções sobre ciência e tecnologia percebeu-se pelo estudo que, a maioria deles ainda continua com a visão linear da ciência, porém eles se tornaram mais reflexivos em relação as suas implicações sociais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry, Organic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Título: dc.title | O ensino da função orgânica amina por meio de um jogo didático em um enfoque CTS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: