
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
| Autor(es): dc.creator | Borssoi, Adriana Helena | - |
| Autor(es): dc.creator | Dalto, Jader Otavio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:38:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:38:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30252 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.237-262 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116673 | - |
| Descrição: dc.description | This paper aims to investigate the following question: How does mathematization occur in a phased assessment process in Mathematical Modeling? With this purpose, we base ourselves on theoretical contributions of Mathematical Modeling as a possibility to embrace mathematical content, focusing on mathematization as well as on research that deal with assessment in mathematical modeling. We consider assessment in phases as a subsidy to regulate the mathematization performed by a group of students in a Differential and Integral Calculus course in Engineering at a federal university in Paraná State, Brazil. The qualitative analysis, inspired by Research Design, revealed that the follow-up made possible by the assessment in phases allowed us to diagnose that mathematization, at some times, was guided by the teachers and, at other times, it was imperatively required by the teachers. The interventions and dialogues in the different phases of the assessment allowed us to diagnose that the students were not managing to link the mathematics studied in the Calculus course with the mathematics needed to describe the problem. | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como ocorre matematização em um processo de avaliação em fases em Modelagem Matemática? Com esse propósito, pautamo-nos em aportes teóricos da Modelagem Matemática, como uma possibilidade de abarcar conteúdos matemáticos, focando na matematização bem como em pesquisas que versam sobre avaliação em modelagem. Consideramos a avaliação em fases como um subsídio para regular a matematização realizada por um grupo de alunos numa disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de cursos de Engenharia de uma universidade federal do Paraná. A análise qualitativa, inspirada na Research Design, revelou que o acompanhamento possibilitado pela avaliação em fases permitiu diagnosticar que a matematização, em alguns momentos, foi orientada pelos professores e outras vezes foi requerida de forma imperativa pelos professores. As intervenções e diálogos nas diferentes fases da avaliação permitiu diagnosticar que os alunos não estavam conseguindo vincular a matemática estudada na disciplina de Cálculo com a matemática necessária para descrever o problema. Palavras-chave: Ensino remoto. Atividades de modelagem matemática. Avaliação formativa. Cálculo Diferencial e Integral. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Relação: dc.relation | Revista Paranaense de Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6689 | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino via Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web-based instruction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Em direção à matematização em atividades de modelagem matemática: intervenções mediadas pela avaliação em fases | - |
| Título: dc.title | Towards mathematization in mathematical modeling activities: interventions mediated by assessment in phases | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: