Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nishida, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Nishida, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Conrad, Kalliandra Quevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Xênia Karoline | - |
Autor(es): dc.creator | Gieler, Giulia Goldoni | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Isabelly Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Laura Caroline Jucá de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Pivovar, Nataly Milena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:38:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:38:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35795 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116647 | - |
Descrição: dc.description | Despite the theme of inclusion being disseminated through laws, regulations, and studies, there is still a lack of content and efforts that contribute to the realm of communication in terms of accessibility. Communication barriers continue to hinder individuals from fully communicating, however good inclusion practices can contribute to a more positive scenario. Thus, the present work sought to produce an experimental audiovisual product, developed in the form of a videocast and published on YouTube and Spotify platforms. Additionally, the material addressed content related to communication and accessibility, aiming to be inclusive for as many people as possible through practices that promote accessibility. The project was based on bibliographic and qualitative research on the subjects of communication and accessibility and brought audiovisual materials from videocasts and television programs as an aesthetic and thematic reference. | - |
Descrição: dc.description | Apesar da temática inclusão estar sendo difundida por meio de leis, normativas e estudos, ainda há ausência de conteúdos e esforços que contribuam para o âmbito da comunicação frente a acessibilidade. As barreiras comunicacionais ainda são um dificultador para os indivíduos conseguirem se comunicar plenamente, entretanto boas práticas de inclusão conseguem contribuir para um cenário mais positivo. Deste modo, o presente trabalho buscou produzir um produto experimental audiovisual, desenvolvido no formato de videocast e publicado nas plataformas YouTube e Spotify. Além disso, o material abordou conteúdos relacionados à comunicação e a acessibilidade, buscando ser inclusivo para o maior número de pessoas possíveis, por meio de práticas que promovem acessibilidade. O projeto foi baseado em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa sobre os temas de comunicação e acessibilidade, e trouxe como referência estética e temática materiais audiovisuais de videocasts e programas televisivos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação Organizacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos para Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa e integração social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet videos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mass media and social integration | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | COMUNICAI: videocast sobre comunicação e acessibilidade | - |
Título: dc.title | COMUNICAI: videocast about communication and accessibility | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: