
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Catai, Rodrigo Eduardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gutierre, Lucas Ramos | - |
| Autor(es): dc.creator | Direne, Rui Pfutzenreuter | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:37:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:37:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8383 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116575 | - |
| Descrição: dc.description | By many years the population that lives, works and passes by some districts of the central region of Curitiba have being disturbed by the passage of the cargo train operated by América Latina Logística (ALL). Besides provoking traffic jams and air pollution, the train emits a loud noise to warn its passage. Many times imperceptible, noise can cause since just and instantaneous nuisance to hearing loss and other organics, emotional and social chances. This case study aims to evaluate the sound pressure level emitted by the train in establishments on central districts of Curitiba, compared them to the limits established by the Law no.10.625/2002 and to the norms NBR 10.151 and NBR 10.152. To evaluate this case, 10 points such as residential buildings, a school and a church, where determined and had their sound pressure level measured with the passage of the train, representing the establishments of the affected region. The methods used on the measures where determined by the norms. The results where worrisome: all the values measured with the passage of the train are above the limits taken as reference. As a solution to the problem, some of the recommendations made are, on a short run, the installation of gates so that the train does not have to honk anymore, and, on a long run, the removal of the railway line. | - |
| Descrição: dc.description | Há anos, moradores, trabalhadores e transeuntes de bairros da região central e periférica de Curitiba são incomodados pela passagem do trem de carga operado pela empresa América Latina Logística (ALL). Além de provocar engarrafamentos e poluir o ar, o trem emite um ruído muito forte para avisar a sua passagem. Muitas vezes imperceptíveis, os ruídos podem causar desde um incômodo instantâneo nos ouvidos até a perda auditiva e outras alterações orgânicas, emocionais e sociais. Este trabalho foi realizado com o intuito de avaliar os níveis de ruído provocados por trens em bairros residenciais próximos ao centro de Curitiba, comparando-os com os limites estabelecidos pela lei municipal nº 10.625/2002 e pelas normas NBR 10.151 e NBR 10.152. Para tal avaliação, foram escolhidos 10 pontos de medição, dentre eles, edifícios residenciais, uma escola e uma igreja, assim representando os estabelecimentos da região afetada. Os métodos utilizados foram os estabelecidos pelas duas normas citadas. Os resultados foram preocupantes: todos os valores medidos com a passagem do trem estão muito acima dos limites tomados como referência. Como solução para o problema foram recomendadas soluções a curto prazo, como a instalação de cancelas para que o trem não precise buzinar, e, a longo prazo, como a retirada da via férrea da região. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ruído - Medição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ruído - Efeito fisiológico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Controle de ruído - Legislação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trens de ferro - Ruído | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Noise - Measurement | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Noise - Physiological effect | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Noise control - Law and legislation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Railroads - Trains - Noise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Produção Civil | - |
| Título: dc.title | Avaliação dos níveis de ruído provocados por trens em bairros residenciais próximos ao centro de Curitiba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: