
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Assumpção, Rosangela Aparecida Botinha | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7459-8584 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5532192685456247 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6781-2914 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4313837720967509 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Antunes, Francieli Cristina Agostinetto | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8670412633799111 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6781-2914 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4313837720967509 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9398939064935155 | - |
| Autor(es): dc.creator | Marinelli, Crislaine Aparecida Hissai Miyasaki | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:37:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:37:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35041 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116554 | - |
| Descrição: dc.description | Teaching geometric solids in the 6th grade is challenging due to students' difficulties with spatial abstraction. To overcome this, teachers seek to implement active approaches such as Mathematical Modeling and Games, but they only sometimes link them to learning theories. This work aims to create a didactic sequence for teaching geometric solids grounded in Van Hiele's levels for the development of geometric thinking. The research involved a literature review, a qualitative analysis of texts, and the production of the didactic sequence in four lessons, distributing Van Hiele's levels: level zero in lesson 1, level one in lessons 1 and 2, and level two in lessons 3 and 4. As a result, the didactic sequence can reduce students' difficulties in building geometric thinking, especially regarding geometric solids, and assist teachers in implementing more active teaching. | - |
| Descrição: dc.description | O ensino de sólidos geométricos no 6º ano é desafiador devido às dificuldades dos alunos com a abstração espacial. Os professores podem utilizar abordagens metodológicas ativas como Modelagem Matemática e Jogos, para que os estudantes alcancem a aprendizagem. Este trabalho visa criar uma Sequência Didática para o ensino de sólidos geométricos, fundamentada nos níveis de Van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico. A pesquisa envolveu revisão de literatura, análise qualitativa de textos e produção da Sequência Didática composta por quatro aulas, distribuindo os níveis de Van Hiele: nível zero na aula 1, nível um nas aulas 1 e 2 e nível dois nas aulas 3 e 4. Como resultado, infere-se que a Sequência Didática pode diminuir as dificuldades dos alunos na construção do pensamento geométrico, especialmente em relação aos sólidos geométricos, e auxiliar os professores na implementação de um ensino ativo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria espacial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Solid | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | Uma proposta de sequência didática para o ensino de sólidos geométricos para estudantes do 6º ano | - |
| Título: dc.title | A didactic sequence proposal for teaching geometric solids to 6th grade students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: