
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
| Autor(es): dc.creator | Albano, Susiani Back | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:37:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:37:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20989 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116543 | - |
| Descrição: dc.description | The context of this study is the difficulty the students to the learning of Mathematics whose importance is indisputable for the training of these students. For the Mathematics teaching is need to spend greater efforts to retain satisfactory results, as this appears mystified as something scary and complicated For this study we sought the authenticity of this problem in the responses of students in the first year of high school in a public school Municipality Medianeira – Paraná State to a structured questionnaire constructed by the researcher. The analysis allowed knowing the opinion of students on the understanding of the relationship of mathematics to other disciplines, with the everyday and the difficulties for learning. The data obtained indicated that it is necessary to improve the method of teaching, exploring interdisciplinary and combining theory with practice. To improve the teaching and learning it takes more than a teacher training solely focused on teaching how to solve a mathematical problem, but also where and how you can apply such knowledge. | - |
| Descrição: dc.description | O contexto deste estudo é a dificuldade exposta pelos alunos para a aprendizagem da Matemática, cuja importância é indiscutível para a formação destes estudantes. Para o ensino da Matemática é preciso despender maiores esforços para reter resultados satisfatórios, pois esta se apresenta mistificada como algo assustador e complicado. Para este estudo buscou-se a autenticidade deste problema nas respostas de alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Medianeira - Paraná para um questionário estruturado construído pela aluna. A análise dos dados permitiu conhecer a opinião dos alunos sobre o entendimento da relação da matemática com as demais disciplinas, com o cotidiano e as dificuldades para o aprendizado. Os dados encontrados apontaram que é necessário aprimorar o método de ensinar, explorando a interdisciplinaridade e aliando a pratica à teoria. Para melhorar o ensino e aprendizagem é preciso mais do que uma formação de professores unicamente voltada ao ensino de como resolver um problema matemático, mas também de onde e como é possível aplicar tais conhecimentos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Dificuldades para o ensino e aprendizagem da matemática: a realidade em salas de aula | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: