Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Lovania Roehrig | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Lovania Roehrig | - |
Autor(es): dc.contributor | Faccio, João | - |
Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Vanda Mari | - |
Autor(es): dc.creator | Denis, Silmara Valensuelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:37:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:37:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116404 | - |
Descrição: dc.description | This Course Conclusion Paper (TCC) aims to present an experience report resulting from the voluntary participation of the Literatur academic, author of this TCC, in the Extension Project of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco campus, Inglês para crianças that has been developed since the second semester of 2020 in the institution's Literature Course. The report refers to teaching English as an additional language for Early Childhood Education students, specifically for Kindergarten 5, in 2021, work developed in a municipal public school in the city of Pato Branco (PR). The justification for the research lies in the need to reflect on the importance of teaching IL from Early Childhood Education and the interest that this subject generates in children. From the experience in the classroom with such young students, it was possible to realize that there is a lack of preparation to teach IL to students in this age group, as there are no specific guidelines for this and no training for this audience in the curricula of most Literature Courses - English. | - |
Descrição: dc.description | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva apresentar um relato de experiência resultante da participação voluntária da acadêmica de Letras, autora deste TCC, no Projeto de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, Inglês para crianças que vem sendo desenvolvido desde o segundo semestre de 2020 no Curso de Letras da instituição. O relato se refere ao ensino de Língua Inglesa (LI) como língua adicional para alunos da Educação Infantil, especificamente, para o Infantil 5, no ano de 2021, trabalho desenvolvido em uma escola pública municipal da cidade de Pato Branco (PR). A justificativa para a pesquisa está na necessidade de refletir sobre a importância de se ensinar a LI desde a Educação Infantil e o interesse que essa disciplina gera nas crianças. A partir da experiência vivenciada na sala de aula com alunos tão jovens, foi possível perceber que há um despreparo para ensinar a LI aos alunos dessa faixa etária, pois não há diretrizes específicas para isso e nem formação para este público nos currículos das maioria dos curso de Letras- Língua Inglesa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O ensino de língua inglesa na educação infantil: um relato de experiência | - |
Título: dc.title | Teaching english in early childhood education: an experience report | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: