Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Marcia Cristina dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:36:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:36:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32972 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a25 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116302 | - |
Descrição: dc.description | From a diagnostic evaluation carried out in a third year of high school in a public school in the city of Londrina, there was a learning deficit in geometry, which prompted a study whose proposal is to use technological resources as a teaching tool for teaching this area of knowledge. The classes were mediated with Software GeoGebra for the purpose of investigating the effects of this resource on the mediation of the content of Analytical Geometry for the teaching and learning of students. To accomplish this, we used the qualitative methodology -descriptive of the moments experienced in the classroom. Through observations of the effects of mediation of this didactic resource conveyed in the action of students. It was found that the GeoGebra made it possible to better observe the concepts approached, therefore, in which it was possible to verify that the students were motivated and curious, and from this they were able to interact with the content, with digital technology and with other individuals involved (students and teacher) fact that encourages to continue the project in other classes in order to contribute to the teaching. | - |
Descrição: dc.description | A partir de uma avaliação diagnóstica, realizada em um terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Londrina, constatou-se um déficit de aprendizagem em Geometria, o que instigou a elaborar um estudo cuja proposta é a utilização de recursos tecnológicos como ferramenta didática para o ensino dessa área de conhecimento. As aulas foram mediadas com o software GeoGebra com a finalidade de investigar os efeitos desse recurso na mediação do conteúdo de Geometria Analítica para o ensino e aprendizagem dos alunos. Para realizá-lo, usou-se a metodologia qualitativo-descritiva dos momentos vivenciados na sala de aula. Por meio de observações dos efeitos da mediação desse recurso didático na ação dos alunos, constatou-se que o GeoGebra possibilitou melhor observação dos conceitos abordados. Por consequência, foi possível verificar que os estudantes ficaram motivados e curiosos, e, a partir disso, conseguiram interagir com o conteúdo, com a tecnologia digital e com os demais indivíduos envolvidos (alunos e professor), fato que motiva a dar continuidade ao projeto em outras aulas a fim de contribuir para o ensino. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática | - |
Relação: dc.relation | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3190 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria analítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra (Software) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geração Z | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Analytic | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Generation Z | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Estudo de geometria analítica com o auxílio do GeoGebra numa turma do 3º ano do ensino médio | - |
Título: dc.title | Study of analytical geometry with the assistance of GeoGebra in a class of the 3rd year of high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: