Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, David da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, David da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Furlanetto, Flávio Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Jair de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Adriana Martini Tavano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:36:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:36:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3278 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116278 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Formação humanizadora e profissionalizadora docente semipresencial | - |
Descrição: dc.description | This research aims to develop a technological educational product that can contribute to the humanizing and professionalising teacher education through a Didactic Sequence. It was used as an instrument a mini-course of semipresencial and a site, as a technological product that functioned as a means for the cursistas teachers to acquire the position of protagonists of their continued formation and to appropriate the school as the space of their continued formation. The researcher, together with her professors, established relationships of teacher knowledge throughout the investigative process, through which the trainer also became a trainee. As theoretical basis for the qualitative research was used Ludke & André (2015), Pereira & Pereira (2015) and Yoshimoto et ali. (2016) and, as normative contribution for this investigation, was used Opinion CNE / CP n °. 2/2015, Opinion CNE / CP no. 8/2012, as well as CNE / CP Resolutions no. 1 of May 30, 2012 and no. 2 of July 1, 2015. It is expected with this dissertation to contribute to new studies and investigations regarding the humanizing teacher education and the construction of the teacher as protagonist of his training and caregiver of himself to take good care of others. | - |
Descrição: dc.description | Esta investigação tem por objetivo desenvolver um produto educacional tecnológico que possa contribuir para a formação humanizadora e profissionalizadora docente por meio de uma Sequência Didática. Utilizou-se como instrumento um Minicurso Semipresencial e um site, como produto tecnologico que funcionou como um meio para que os docentes cursistas adquirissem a postura de protagonistas de sua formação continuada e se apropriassem da escola como o espaço da sua formação continuada. A investigadora juntamente com seus professores cursistas construíram relações de saberes docentes ao longo do processo investigativo, por meio do qual a formadora colocou-se também no papel de pessoa em formação. Como fundamentação teórica para a pesquisa qualitativa utilizou-se Ludke & André (2015), Pereira & Pereira (2015) e Yoshimoto et ali. (2016) e, como aporte normativo para essa investigação, usou-se Parecer CNE/CP n°. 2/2015, o Parecer CNE/CP n°. 8/2012, bem como as Resoluções CNE/CP n°. 1 de 30 de maio de 2012 e n°. 2 de 01 de julho de 2015. Espera-se com essa dissertação oferecer contribuição para novos estudos e investigações a respeito da formação humanizadora docente e da construção do professor como protagonista de sua formação e cuidador de si para bem cuidar dos outros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human rights | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Formação humanizadora e profissionalizadora docente semipresencial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: