Uma análise das contribuições do uso do produto educacional “Caixa de contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Armando Paulo da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242-
Autor(es): dc.contributorSilva, Armando Paulo da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242-
Autor(es): dc.contributorDamasceno, Eduardo Filgueiras-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-6246-1246-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575-
Autor(es): dc.contributorPrado, Rosemeiry de Castro-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-6541-1607-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9037046574064977-
Autor(es): dc.creatorLula, Mayara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:36:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:36:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31766-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116263-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Caixa de contagem-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research is to analyze the contributions of using the educational product “Counting box” to help students in early elementary school learn the four basic operations of Mathematics. The aspects addressed in this research involve: teacher training, difficulty of students in the early elementary school years in learning Mathematics, particularly the learning disorder known as Dyscalculia, the four basic operations of Mathematics and manipulative materials. The nature of the research is applied, with a qualitative approach. Data collection involved teachers in the early years of two municipal public schools in northern Paraná. The data collection instrument was structured questionnaires in Google Forms; qualitative analytical analysis was used to interpret them. In the teachers’ view, the results showed that the proposed educational product provides accessible material due to the use of recyclable materials and can contribute to the teaching and learning process of students with difficulties in the four basic operations of Mathematics.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do uso do produto educacional “Caixa de Contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática. Os aspectos abordados nesta pesquisa envolvem: formação de professores, dificuldade de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental na aprendizagem em Matemática, em especial, o transtorno de aprendizagem conhecido como Discalculia, as quatro operações básicas da Matemática e materiais manipuláveis. A natureza da pesquisa é aplicada, com abordagem qualitativa. A coleta de dados envolveu os professores dos anos iniciais de duas escolas públicas municipais do norte do Paraná e o instrumento utilizado para coleta de dados foram os questionários estruturados no Google Forms e para interpretá-los, utilizou-se a análise qualitativa analítica. Os resultados evidenciaram, na visão dos professores, que o produto educacional proposto proporciona um material acessível em função de utilizar materiais recicláveis e que pode contribuir para o processo ensino e aprendizagem de alunos com dificuldades nas quatro operações básicas da Matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbios da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDiscalculia em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectLearning disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectAcalculia in children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleUma análise das contribuições do uso do produto educacional “Caixa de contagem” para auxiliar os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem das quatro operações básicas da matemática-
Título: dc.titleAn analysis of the contributions of using the educational product “Counting box” to help students in the early years of elementary school in the process of learning the four basic operations of mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.