
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lievore, Caroline | - |
| Autor(es): dc.creator | Pilatti, Luiz Alberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:36:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:36:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5167 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116239 | - |
| Descrição: dc.description | O presente livro conta um pouco da história do curso realizado por dois docentes da UTFPR e o que viram em duas instituições modernas e de ponta no cenário global, a Tampere University of Applied Sciences (TAMK) (na Finlândia) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) (em Portugal). O pano de fundo das entrevistas são as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, um caminho que está sendo tracejado na UTFPR rumo à classe mundial. Com os relatos, preciosos, o caminho ficou mais luzente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | EDUTFPR | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa - Entrevistas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Métodos de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Inovações tecnológicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e globalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning - Interviews | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher - Teaching methods | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Technological innovations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education and globalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
| Título: dc.title | Metodologias ativas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: