Desenvolvimento de um conjunto didático para estudo de geometrias de ferramentas em usinagem via manufatura aditiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rodrigo Henriques Lopes da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rodrigo Henriques Lopes da-
Autor(es): dc.contributorIkegami, Rogerio Akihide-
Autor(es): dc.contributorTakano, Maurício Iwama-
Autor(es): dc.creatorBoechat, Caio Petrucci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:36:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:36:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37707-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116215-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims to develop a didactic set for teaching machining through additive manufacturing. The motivation for carrying out this project comes from the difficulty and costs of teaching tool geometries to students of technical and higher courses, who often do not have access to adequate structure and machinery for teaching. Due to the exponential expansion of the use of additive manufacturing through 3D printers, the cost of producing complex machining tool geometries is highly reduced, which facilitates the dissemination of machining knowledge. The items of the didactic set were defined to clarify the differences between the cutting tools, facilitating an understanding of incidental factors in the machining process. Parts were modeled using SolidWorks software, and the files were made available online.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto didático para o ensino de usinagem através da manufatura aditiva. A motivação para a realização deste projeto advém da dificuldade e custos para o ensino de geometrias de ferramenta para os alunos de cursos técnicos e superiores, que muitas vezes não possuem acesso a estrutura e maquinário adequados para o ensino. Devido a expansão exponencial do uso da manufatura aditiva através de impressoras 3D, o custo para a produção de geometrias de ferramentas complexas de usinagem se mostra altamente reduzido, o que facilita a disseminação do conhecimento sobre usinagem. Os itens do conjunto didático foram definidos de forma a tornar claro as diferenças entre as ferramentas de corte, facilitando a compreensão dos fatores incidentes no processo de usinagem. A modelagem das peças foi realizada através do software SolidWorks e os arquivos estão disponíveis online para consulta e confecção das ferramentas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos de treinamento simulado-
Palavras-chave: dc.subjectUsinagem-
Palavras-chave: dc.subjectImpressão tridimensional-
Palavras-chave: dc.subjectSynthetic training devices-
Palavras-chave: dc.subjectMachining-
Palavras-chave: dc.subjectThree-dimensional printing-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleDesenvolvimento de um conjunto didático para estudo de geometrias de ferramentas em usinagem via manufatura aditiva-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.