Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rodrigo Henriques Lopes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rodrigo Henriques Lopes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Ikegami, Rogerio Akihide | - |
Autor(es): dc.contributor | Takano, Maurício Iwama | - |
Autor(es): dc.creator | Boechat, Caio Petrucci | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:36:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:36:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37707 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116215 | - |
Descrição: dc.description | The present research aims to develop a didactic set for teaching machining through additive manufacturing. The motivation for carrying out this project comes from the difficulty and costs of teaching tool geometries to students of technical and higher courses, who often do not have access to adequate structure and machinery for teaching. Due to the exponential expansion of the use of additive manufacturing through 3D printers, the cost of producing complex machining tool geometries is highly reduced, which facilitates the dissemination of machining knowledge. The items of the didactic set were defined to clarify the differences between the cutting tools, facilitating an understanding of incidental factors in the machining process. Parts were modeled using SolidWorks software, and the files were made available online. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto didático para o ensino de usinagem através da manufatura aditiva. A motivação para a realização deste projeto advém da dificuldade e custos para o ensino de geometrias de ferramenta para os alunos de cursos técnicos e superiores, que muitas vezes não possuem acesso a estrutura e maquinário adequados para o ensino. Devido a expansão exponencial do uso da manufatura aditiva através de impressoras 3D, o custo para a produção de geometrias de ferramentas complexas de usinagem se mostra altamente reduzido, o que facilita a disseminação do conhecimento sobre usinagem. Os itens do conjunto didático foram definidos de forma a tornar claro as diferenças entre as ferramentas de corte, facilitando a compreensão dos fatores incidentes no processo de usinagem. A modelagem das peças foi realizada através do software SolidWorks e os arquivos estão disponíveis online para consulta e confecção das ferramentas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos de treinamento simulado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usinagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão tridimensional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Synthetic training devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machining | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three-dimensional printing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um conjunto didático para estudo de geometrias de ferramentas em usinagem via manufatura aditiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: