
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
| Autor(es): dc.creator | Dionísio, Ediane Natalia Peruco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:36:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:36:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35966 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116171 | - |
| Descrição: dc.description | The bibliographic study aimed to list the role of playfulness gamification, as a facilitating tool in the teachinglearning process for inclusive education. With the present descriptive objectives, conceptualize inclusive education and gamification, identify the ideas that defend gamification as a strategy, inclusive and facilitating tool and verify the contributions that gamification provides in the teachinglearning process. Thus, it is understood that the school must adapt, just as the teacher must adopt well founded teaching techniques with clear and concise objectives, being put into practice with quality content, always encouraging the student to express themselves, in the justification that make the teachinglearning process as less complex and mechanical as possible, resulting in active learning. | - |
| Descrição: dc.description | O estudo bibliográfico teve como objetivo elencar o papel da ludicidade gamificação, como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem para uma educação inclusiva. Com objetivos descritivos do presente conceituar educação inclusiva e a gamificação, identificar as ideias que defendem a gamificação como estratégia, ferramenta inclusiva e facilitadora e verificar as contribuições que a gamificação proporciona no processo ensino aprendizagem. Assim, entendese que à escola deve se adequar, assim como o professor deve adotar técnicas de ensino fundamentadas e com objetivos claros e concisos, sendo posto em prática com conteúdo de qualidade, estimulando sempre seu aluno a se expressar, na justificativa de que torne o processo de ensino aprendizagem menos complexo e mecânico possível resultando em uma aprendizagem ativa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O uso da gamificação nos processos de ensino aprendizagem na educação inclusiva | - |
| Título: dc.title | The use of gamification in teaching and learning processes in inclusive education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: