O uso da gamificação nos processos de ensino aprendizagem na educação inclusiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
Autor(es): dc.contributorVincenzi, Silvana Ligia-
Autor(es): dc.creatorDionísio, Ediane Natalia Peruco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:36:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:36:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116171-
Descrição: dc.descriptionThe bibliographic study aimed to list the role of playfulness ­ gamification, as a facilitating tool in the teaching­learning process for inclusive education. With the present descriptive objectives, conceptualize inclusive education and gamification, identify the ideas that defend gamification as a strategy, inclusive and facilitating tool and verify the contributions that gamification provides in the teaching­learning process. Thus, it is understood that the school must adapt, just as the teacher must adopt well­ founded teaching techniques with clear and concise objectives, being put into practice with quality content, always encouraging the student to express themselves, in the justification that make the teaching­learning process as less complex and mechanical as possible, resulting in active learning.-
Descrição: dc.descriptionO estudo bibliográfico teve como objetivo elencar o papel da ludicidade ­ gamificação, como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem para uma educação inclusiva. Com objetivos descritivos do presente conceituar educação inclusiva e a gamificação, identificar as ideias que defendem a gamificação como estratégia, ferramenta inclusiva e facilitadora e verificar as contribuições que a gamificação proporciona no processo ensino aprendizagem. Assim, entende­se que à escola deve se adequar, assim como o professor deve adotar técnicas de ensino fundamentadas e com objetivos claros e concisos, sendo posto em prática com conteúdo de qualidade, estimulando sempre seu aluno a se expressar, na justificativa de que torne o processo de ensino aprendizagem menos complexo e mecânico possível resultando em uma aprendizagem ativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO uso da gamificação nos processos de ensino aprendizagem na educação inclusiva-
Título: dc.titleThe use of gamification in teaching and learning processes in inclusive education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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