
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ottobelli, Ivonei | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ottobelli, Ivonei | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
| Autor(es): dc.creator | Guilhen, Debora da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:36:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:36:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35972 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116108 | - |
| Descrição: dc.description | Planning is fundamental in the school context, as it allows teachers to organize theis actions and achieve teaching objectives. Educational robotics involves building and programming robots as a hands-on, interactive form of learming. This approach helps students develop skills such as problem solving, critical thinking and teamwork. Furthermore, robotics con be integrated into different subjects, promoting an interdisciplinary approach to teaching. By using robotics as a teaching strategy teachers can plan activites that involve building and progranning robots to solve realword problems. This provides students with concrete experience and pratical application os the conceptis learned. Robotics also encourages collaborative learning, as students are encouraged to work as a team, this preparing for the job market. | - |
| Descrição: dc.description | O planejamento é fundamental no contexto escolar, pois permite que os professores organizem suas ações e alcancem os objetivos de ensino. A robótica educacional envolve a construção e programação de robôs como uma forma prática e interativa de aprendizado. Essa abordagem ajuda os alunos a desenvolverem habilidades como resoluções de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe. Além disso, a robótica pode ser integrada a diferentes disciplinas do ensino. Ao utilizar a robótica como estratégia de ensino, os professores podem planejar atividades que envolvam a construção e programação de robôs para resolverem problemas do mundo real. Isso proporciona aos alunos uma experiência concreta e aplicação prática dos conceitos aprendidos, a robótica também estimula a aprendizagem colaborativa, uma vez que os alunos são incentivados a trabalhar em equipe, preparando assim para o mercado de trabalho. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational planning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O planejamento usando robótica educacional como estratégia para promover a aprendizagem significativa | - |
| Título: dc.title | Planning using educational robotics as a strategy to promote meaningful learning | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: