Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Armando Paulo da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8186-051X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Armando Paulo da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 | - |
Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rudolph dos Santos Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3796193323524023 | - |
Autor(es): dc.creator | Hirata, Marcio Sadao | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:36:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:36:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116057 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional: "Oficina para formação de professores envolvendo a resistência cardiorrespiratória como fator de qualidade de vida para alunos da educação básica" | - |
Descrição: dc.description | Cardiorespiratory endurance is a very important physical capacity or fitness for human health. It intensely works the body's major systems: respiratory and circulatory. In this work, pulmonary ventilation and oxygenation of the muscles by the oxygen carried by the blood occur. The development of physical capacity and cardiorespiratory endurance can be a qualityof-life factor for students in the early years of basic education. The objective of this work is to create a continuous training instrument that is easy to implement, but with a strong theoretical basis for teachers on the development of cardiorespiratory endurance as a way of improving quality of life and creating the habit of practicing physical activities in their students. In this context even though various types of media show that creating the habit of practicing physical activity is healthy and even prophylactic for various pathologies and metabolic syndromes, our population is still resistant to this practice. However, as our children can experience this in a compulsory subject in nursery, primary and secondary education, backed by the Law on the Guidelines and Basis of Brazilian Education, we should take advantage of this moment to encourage our students to do this. The subject of Physical Education, although compulsory in basic education, according to the LDB, still has no regulation on what should be taught in its classes, thus leaving ample room for work and different objectives, unlike past legislation. The aim of this work is to create an easy-to-use continuing education tool, but with a strong theoretical basis for teachers on the development of cardiorespiratory endurance as a way of improving quality of life and creating a habit of practicing physical activity in their students. Participants in continuing education through workshops showed in their records that this instrument achieved its objectives, as they understood the benefits of developing cardiorespiratory endurance in basic education students, in addition to understanding what it is for and how they can use this physical capacity as a form of physical development and to improve the quality of life of its students. | - |
Descrição: dc.description | A resistência cardiorrespiratória é uma capacidade ou aptidão física muito importante para a saúde do ser humano. Ela trabalha intensamente os grandes sistemas do organismo: respiratório e circulatório. Neste trabalho ocorre a ventilação pulmonar e a oxigenação dos músculos pelo oxigênio transportado pelo sangue. O desenvolvimento dessa capacidade física pela resistência cardiorrespiratória pode ser um fator de qualidade de vida para os alunos dos anos iniciais da Educação Básica. O objetivo desse trabalho é criar um instrumento de formação continuada de fácil execução, porém com um forte embasamento teórico para o docente sobre o desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória como forma de melhoria da qualidade de vida e criação de hábito da prática de atividades físicas em seus alunos. Nesse contexto, notase que, apesar de vários tipos de mídia mostrarem que a criação do hábito de praticar atividade física seja saudável e até mesmo profilática para várias patologias e síndromes metabólicas, nossa população ainda é resistente a essa prática, porém como nossas crianças tem a oportunidade de vivenciar essas experiências em uma disciplina obrigatória na Educação Infantil, fundamental e ensino médio, respaldada pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira, deveríamos aproveitar esse momento para estimular nossos alunos a essa prática. A disciplina de Educação Física, embora de matrícula obrigatória na Educação Básica, segundo a LDB, ainda não tem uma regulamentação sobre o que deve ser ministrado em suas aulas, deixando assim ampla margem de trabalhos e objetivos diversos, diferente de legislação passada. Os participantes da formação continuada por meio dessas oficinas evidenciaram nos seus registros que este instrumento atingiu seus objetivos, pois eles compreenderam os benefícios do desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória nos alunos da Educação Básica, além de entenderam para que serve e como podem utilizar essa capacidade física como forma de desenvolvimento físico e para a melhoria da qualidade de vida de seus alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Um estudo da resistência cardiorrespiratória: um fator de qualidade de vida para alunos da educação básica | - |
Título: dc.title | A study of cardiorespiratory endurance: a quality-of-life fator for basic education students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: