Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kavanagh, Edward | - |
Autor(es): dc.creator | Prestes, Pablo Marcus de Abreu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:35:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:35:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116029 | - |
Descrição: dc.description | The physics teaching since the beginning of school in Brazil, is seen with somethingnot as important as teaching Portuguese and mathematics. Over the years, several changes occurred teaching, and teaching of physics took a more representative for learning, but still not enough. Despite its position, the teaching of physics is not a matter well received by students, and some teachers. Instead, your study or teaching, causes great feeling of revulsion in students. Based on this feeling, I lookedthrough literature searches, understand what the cause of this feeling. To this end, Ianalyzed the history of physics teaching in Brazil, the NCP's position in the textbook,among other situations. Since the study of physics is of extreme importance for the development of the human being, the reason for such resistance and indifference totheir learning? At no time have I tried to make a chronological analysis of the teaching of physics, but rather to gather information and situations relevant to explainand understand this feeling caused about learning physics. | - |
Descrição: dc.description | O ensino de Física, desde o início da escola no Brasil, é visto com algo não tão importante, como ensino do português e da matemática. Com o passar dos anos, várias mudanças pedagógicas ocorreram e o ensino de Física assumiu uma posição mais representativa para o aprendizado, mas ainda não é suficiente. Apesar de sua posição, o ensino de Física não é uma matéria bem vista pelos estudantes, e por alguns professores. Pelo contrário, o seu estudo ou ensino causa grande sentimento de repulsa nos alunos. Baseando-se neste sentimento, procurei, através de pesquisas bibliográficas, entender qual o motivo deste sentimento. Para isso, analisei a história do ensino de Física no Brasil, sua posição nos PCN’s, no livro didático, entre outras situações. Visto que o estudo da Física é de extrema importância para o desenvolvimento do ser humano, qual o motivo de tanta resistência e descaso para o seu aprendizado? Em momento algum tentei efetuar uma análise cronológica do ensino de Física, mas sim levantar informações e situações pertinentes para explicar e entender este sentimento causado sobre o aprendizado de Física. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacidade de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning ability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: