Corrida de barquinhos a vapor no ensino de física térmica: uma proposta de experimentação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Débora Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3885-2634-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7293445079126935-
Autor(es): dc.contributorSantos, Oscar Rodrigues dos-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Aline Alves de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6764014800055163-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Breno Ferraz de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-2506-1793-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2082288775452202-
Autor(es): dc.contributorSilva, Débora Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3885-2634-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7293445079126935-
Autor(es): dc.contributorRamos, Fernanda Peres-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-4435-2513-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0000605216639909-
Autor(es): dc.contributorSantos, Oscar Rodrigues dos-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938-
Autor(es): dc.creatorMerlin, Everton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:35:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:35:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116007-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produto: Corrida de barquinhos a vapor no ensino de física térmica: uma proposta de experimentação-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of Physics in High School nowadays requires a lot of commitment from everyone involved in the teaching and learning process and the biggest challenge, then, is the adoption of methodologies that arouse the scientific curiosity of students with a view to meaningful learning, in order to assist students in the reconstruction of knowledge, in the formation of new concepts and in the understanding of how they can improve the world. Thus, this work aimed to propose and apply as an educational product, a teaching project that integrates experimentation and conceptual maps as a methodological possibility to optimize the study of Thermal Physics concepts, applied in a class of the 2nd year of High School at Colégio Estadual Santana de Tapejara – High School and Normal School, in shift work. This proposal was based on the theoretical assumptions of qualitative research, using questionnaires, conceptual maps and experiments. The results made it evident that the strategies used were very well received by the students and that the proposal constituted an important tool to indicate significant learning, since the students were able to establish important relationships on the concepts of thermodynamics studied.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionO ensino da Física no Ensino Médio na atualidade exige muito comprometimento de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e o maior desafio, então, é a adoção de metodologias que despertem a curiosidade científica dos alunos com vistas à aprendizagem significativa, de modo a auxiliar os mesmos na reconstrução do conhecimento, na formação de novos conceitos e na compreensão de como poderão melhorar o mundo. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo propor e aplicar como produto educacional uma sequência de ensino que integre experimentação e mapas conceituais como possibilidade metodológica para aperfeiçoar o estudo dos conceitos da Física Térmica, aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Santana de Tapejara – Ensino Médio e Normal, em contra turno. Tal proposta teve como alicerce os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, utilizando-se de questionários, mapas conceituais e experimentos. Os resultados deixaram evidente que as estratégias utilizadas foram muito bem recebidas pelos alunos e que a proposta se constituiu em uma importante ferramenta de indicativo de aprendizagem significativa, uma vez que os alunos conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Termodinâmica estudados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFísica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectMáquinas a vapor-
Palavras-chave: dc.subjectThermodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectSteam-engines-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleCorrida de barquinhos a vapor no ensino de física térmica: uma proposta de experimentação-
Título: dc.titleRacing steam boats in teaching thermal physics: an experimental proposal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.