
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Débora Ferreira da | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3885-2634 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7293445079126935 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Oscar Rodrigues dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0987-1465 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3450355380659938 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Aline Alves de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6764014800055163 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Breno Ferraz de | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2506-1793 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2082288775452202 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Débora Ferreira da | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3885-2634 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7293445079126935 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Fernanda Peres | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4435-2513 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0000605216639909 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Oscar Rodrigues dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0987-1465 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3450355380659938 | - |
| Autor(es): dc.creator | Merlin, Everton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:35:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:35:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32952 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1116007 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha produto: Corrida de barquinhos a vapor no ensino de física térmica: uma proposta de experimentação | - |
| Descrição: dc.description | The teaching of Physics in High School nowadays requires a lot of commitment from everyone involved in the teaching and learning process and the biggest challenge, then, is the adoption of methodologies that arouse the scientific curiosity of students with a view to meaningful learning, in order to assist students in the reconstruction of knowledge, in the formation of new concepts and in the understanding of how they can improve the world. Thus, this work aimed to propose and apply as an educational product, a teaching project that integrates experimentation and conceptual maps as a methodological possibility to optimize the study of Thermal Physics concepts, applied in a class of the 2nd year of High School at Colégio Estadual Santana de Tapejara – High School and Normal School, in shift work. This proposal was based on the theoretical assumptions of qualitative research, using questionnaires, conceptual maps and experiments. The results made it evident that the strategies used were very well received by the students and that the proposal constituted an important tool to indicate significant learning, since the students were able to establish important relationships on the concepts of thermodynamics studied. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | O ensino da Física no Ensino Médio na atualidade exige muito comprometimento de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e o maior desafio, então, é a adoção de metodologias que despertem a curiosidade científica dos alunos com vistas à aprendizagem significativa, de modo a auxiliar os mesmos na reconstrução do conhecimento, na formação de novos conceitos e na compreensão de como poderão melhorar o mundo. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo propor e aplicar como produto educacional uma sequência de ensino que integre experimentação e mapas conceituais como possibilidade metodológica para aperfeiçoar o estudo dos conceitos da Física Térmica, aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Santana de Tapejara – Ensino Médio e Normal, em contra turno. Tal proposta teve como alicerce os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, utilizando-se de questionários, mapas conceituais e experimentos. Os resultados deixaram evidente que as estratégias utilizadas foram muito bem recebidas pelos alunos e que a proposta se constituiu em uma importante ferramenta de indicativo de aprendizagem significativa, uma vez que os alunos conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Termodinâmica estudados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Termodinâmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Máquinas a vapor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Thermodynamics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Steam-engines | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Título: dc.title | Corrida de barquinhos a vapor no ensino de física térmica: uma proposta de experimentação | - |
| Título: dc.title | Racing steam boats in teaching thermal physics: an experimental proposal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: