
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sanfelici, Aline de Mello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sanfelici, Aline de Mello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Donada, Jaqueline Bohn | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Laissy Taynã da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Luz, Carolyne Soares Miranda da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:35:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:35:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33214 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115965 | - |
| Descrição: dc.description | Considering the scarcity of didactic-methodological materials on the use of literature in the teaching of English as a foreign language in Brazil, the present work aims to convey proposals of reflection and intervention for this problem, highlighting the magnifying role of literature in the teaching of English, as well as functioning as a guide for future teachers interested in the subject, in a study that presents itself as a review of literature on the matter. At first, a historical overview of the teaching of literature in the country is drawn, how it has evolved over time and what are the main changes seen today, in what constitutes literary material and innovative methodological proposals. Then, we proceed to understand the importance and benefits of using literary texts specifically in English language teaching, with methodologies that encompass listening, reading, writing and speaking skills. It is understood that literature is a vehicle of transformation in foreign language teaching, as it immerses students in a plurality of scenarios and contexts, making second language learning gain a greater meaning, promoting encounters with the different, with the other. Furthermore, literature carries with it the power to teach simultaneous linguistic skills at the same time that it expands the cognitive learning processes itself, making the student not only learn isolated concepts of the language, but also its contexts of use and different cultures. Finally, this work points to new possible research to be done in the field of literature in education in Brazil, both with a focus on languages and highlighting the student-teacher subject. | - |
| Descrição: dc.description | Frente à escassez de materiais didático-metodológicos acerca do uso da literatura no ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil, o presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de reflexão e intervenção para essa problemática, evidenciando o papel engrandecedor da literatura no ensino de inglês, bem como nortear futuros docentes interessados no tema, em um estudo que se apresenta como uma revisão de literatura na área. Primeiramente, é traçado um panorama histórico acerca do ensino de literatura no país, como ele evoluiu ao longo do tempo e quais as principais mudanças vistas na atualidade, no que se constitui a matéria literária e propostas metodológicas inovadoras. Na sequência, visa-se entender a importância e os benefícios do uso do texto literário especificamente no ensino de língua inglesa, com metodologias que englobem as competências de listening, reading, writing e speaking. Entende-se que a literatura é um veículo de transformação no ensino da língua estrangeira, uma vez que imerge os alunos em cenários e contextos plurais, fazendo com que a aprendizagem da segunda língua ganhe um significado maior, gerando encontro com o diferente, com o outro. Ademais, a literatura carrega consigo o poder de ensinar tanto competências linguísticas simultâneas quanto de expandir os próprios processos cognitivos de aprendizagem, fazendo com que o aluno não só aprenda conceitos isolados da língua, mas também seus contextos de uso e culturas diversas. Por fim, este trabalho aponta para novas possíveis pesquisas a serem feitas no âmbito da literatura na educação no Brasil, tanto com o foco em línguas como evidenciando o sujeito aluno-professor. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras Inglês | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda língua - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Second language acquisition - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | - |
| Título: dc.title | Literatura como agente transformador: reflexões e propostas didático-metodológicas acerca do uso do texto literário no ensino de Inglês como segunda língua | - |
| Título: dc.title | Literature as an agent of transformation: reflections and didactic-methodological proposals about the use of the literary text in the teaching of english as a second language | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: