
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Milani, Dione Ines Christ | - |
| Autor(es): dc.contributor | Milani, Dione Ines Christ | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dalposso, Gustavo Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor | Assumpção, Rosangela Aparecida Botinha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Wilian Francisco de | - |
| Autor(es): dc.creator | Oechsler, Marcos Alexandre Auler | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:35:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:35:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31556 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115961 | - |
| Descrição: dc.description | Game Theory revolutionized the economy and the way it was treated and is now used in many areas. Along the same lines, the teaching and learning process undergoes a change of strategy, always in search of better results and that generates greater use. This work aims to relate Game Theory with the teaching and learning process, in order to find an ideal solution that generates the greatest possible learning. For this, a group of students from the Differential and Integral Calculus 3 discipline of the Engineering courses at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, were interviewed and answered an interval, which was the study database. These results were used to mathematically model the study using Game Theory, mapping as main and best strategies and thus establishing an ideal scenario for students to have the best performance. The students were divided into groups of players, those who chose two and chose those who chose in a group. A Nash equilibrium was found in these two styles, each with a dominant strategy. For students who are chosen enough, the group is considered difficult, focused on extracurricular disciplinary studies, while for students who are studied individual study, the discipline is considered in a group, but also very focused and with a lot of extracurricular study. This makes it possible to outline strategies for greater success in the teaching-learning process not sampled in the discipline, but in all teaching areas. | - |
| Descrição: dc.description | A Teoria dos Jogos revolucionou a economia e a forma que era tratada e hoje é amplamente utilizada em muitas áreas. Nessa mesma linha, o processo de ensino e de aprendizagem sofre constantes mudanças, sempre em busca de uma estratégia que melhor se encaixe e que gere maior aproveitamento. Esse trabalho visa relacionar a Teoria dos Jogos com o processo de ensino e de aprendizagem, a fim de encontrar uma solução ideal e que gere maior aprendizagem possível. Para isso, um grupo de alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3 dos cursos de Engenharias Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, foram entrevistados e responderam um questionário, o qual foi a base de dados de estudo. Estes resultados foram usados para modelar matematicamente o estudo usando Teoria dos Jogos, mapeando as principais e as melhores estratégias e assim, estabelecendo um cenário ideal para que os alunos tenham o melhor rendimento. Os alunos foram divididos em dois grupos de jogadores, os que preferem estudar individualmente e os que preferem estudar em grupo. Foi encontrado um equilíbrio de Nash nesses dois estilos, cada um deles com a estratégia dominante. Aos alunos que preferem o estudo em grupo, a disciplina é considerada difícil, são focados nas aulas e estudam bastante em horários extracurriculares, já para os alunos que preferem o estudo individual, a disciplina é considerada mediana, mas também são muito focados e com bastante estudo extracurricular. Isso permite traçar estratégias para o maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem não apenas na disciplina amostrada, mas em todas as áreas de ensino. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Game theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Teoria dos jogos e o equilíbrio de Nash no processo de ensino e aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Game theory and Nash equilibrium in the teaching and learning process | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: