
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rasoto, Vanessa Ishikawa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Isaura Alberton de | - |
| Autor(es): dc.creator | Pirolla, Cleonice Mendonça | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:35:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:35:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/487 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115929 | - |
| Descrição: dc.description | Currently the technology topics, sustainability, productivity and innovation have gained attention in the strategy of organizations, particularly in more dynamic productive environments of society. It is noticed that, often, these environments have neglected the most important variable of an enterprise, people. It is forgotten that transformations are the result of individual competencies, skills, motivation and engagement of the same towards institutional projects. In pursuit of continuous improvement, several mechanisms are used as a source of research and subsidies for process reorientation, changes of behavior and management planning. This dissertation raised up the evaluation tools of a public institution and verified if the same served as a resource for management improvement. The methodology was based on desk research and case study. The data collection occurred through electronic poll and the evaluation tools surveyed were: Organizational Climate Survey, Employee Assessment, Management Assessment, Teacher Evaluation by Student and External Assessment. | - |
| Descrição: dc.description | Atualmente os temas tecnologia, sustentabilidade, produtividade e inovação têm recebido destaque na estratégia das organizações, particularmente nos ambientes produtivos mais dinâmicos da sociedade. Percebe-se que, com frequência, estes ambientes têm negligenciado a variável mais importante de um empreendimento, as pessoas. Esquece-se de que as transformações são resultantes das competências individuais, da qualificação, motivação e engajamento das mesmas para com os projetos institucionais. Na busca da melhoria contínua, diversos mecanismos são utilizados como fonte de levantamento e subsídios para a reorientação de processos, mudanças de atitudes e do planejamento da gestão. Nesta dissertação levantou-se os instrumentos de avaliação de uma instituição pública e verificou-se se os mesmos servem como subsídio para a melhoria da gestão. A metodologia utilizada foi pesquisa documental e o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico e os instrumentos de avaliação pesquisados foram: Pesquisa de Clima Organizacional; Avaliação do Servidor; Avaliação das Chefias; Avaliação do Docente pelo Discente e Avaliação Externa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoal - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Avaliação por estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de empresas - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Employees - Rating of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student evaluation of teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Industrial management - Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
| Título: dc.title | Instrumentos de avaliação: mecanismos de gestão na UTFPR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: