
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Lidiane Fernanda Abreu da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:35:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:35:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21075 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115905 | - |
| Descrição: dc.description | This monograph addressed the topic Prospects of Vocational Technical Education Middle Level Integrated in Brazil, theoretically about the history of professional education referencing the history of vocational education in Brazil and focusing on the history of vocational education in Paraná, following addressed on education and work, culminating with prospects for professional education. The research was conducted through the development and application of questionnaires in order to discuss relevant aspects of technical professional education built on a sample of forty students belonging to integrated / technical offered at two state colleges belonging to the municipality from Paraná middle level courses. The questionnaire was addressed about who was the decision to pursue an integrated technical course to high school, what is the expectation with the completion of the course, if the conditions found at the College realize attend the training process, what we intend to do to complete the course and choose the course again if starting high school. Through analysis of the data collected it was found that 79% of respondents sought the course by choice, 80% have the expectation of a better qualification upon completion of the course and, in addition, 46% upon completion of the technical course intend going into higher education, and 12% did not like the course and wish to move to another area. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho monográfico abordou o tema Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado no Brasil, referenciando teoricamente sobre o histórico da educação profissional, o histórico da educação profissional no Brasil e enfocando o histórico da educação profissional no Paraná, na sequência abordou sobre educação e trabalho, culminando com perspectivas para a educação profissional. A pesquisa foi efetuada por meio da elaboração e aplicação de questionários visando discutir aspectos relevantes da educação profissional técnica de nível médio integrado a uma amostra de quarenta alunos pertencentes aos cursos integrados/técnicos ofertados em dois Colégios estaduais pertencentes ao município de Paranavaí. No questionário abordou-se sobre de quem foi a decisão de buscar um curso técnico integrado ao ensino médio, qual a expectativa com a conclusão do curso, se as condições encontradas no Colégio dão conta de atender ao processo formativo, sobre o que se pretende fazer ao terminar o curso e se escolheriam novamente o curso se estivesse iniciando o ensino médio. Por meio da análise dos dados coletados constatou-se que 79% dos entrevistados buscaram o curso por decisão própria, 80% tem a expectativa de uma melhor qualificação profissional após a conclusão do curso e, além disso, 46% após a conclusão do curso técnico pretendem fazer um curso superior, e 12% não gostaram do curso e pretendem mudar de área. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Pesquisa | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Orientação profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho qualificado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualificações profissionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Vocacional guidance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Skilled labor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vocational qualifications | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio integrado no Brasil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: