Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Takazaki, Silmara Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Takazaki, Silmara Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Paz, Liber Eugenio | - |
Autor(es): dc.contributor | Públio, Marcelo Abilio | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Milena Coutinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:35:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:35:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32931 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115883 | - |
Descrição: dc.description | In this research project, a theoretical review will be presented, followed by analysis, to understand how the diversity and representation of women and LGBTQIA+ were contemplated in the character design of the animated series “She-Ra and the Princesses of Power” (2018 – 2020). Thus, the problem of this study is focused on cartoons and their influence, as they are part of people’s daily lives, accompanying them from childhood throughout life. Therefore, it presents as general objective to analyse the female and LGBTQIA+ representation in the character design in the cartoon “She-Ra and the Princesses of Power”. Following, there is the development of specific objectives, aiming at a conclusion for the research, these objectives being: research on how female and LGBTQIA+ representation is presented in animation; explain some tools, functions and pillars of character design; contextualize the animation “She-Ra and the Princesses of Power”; and finally to analyze the design of some characters from “She-Ra and the Princesses of Power”. As for the methodology used to achieve the proposed study, we opted for bibliographic research, sought specific works of the area under study as well as websites and videos, as well as analysis tools by Manuela Penafria. | - |
Descrição: dc.description | Nesse projeto de pesquisa será apresentado uma revisão teórica, seguida de análises, para perceber como a diversidade e representatividade feminina e LGBTQIA+ foram contempladas no design de personagens da série animada “SheRa e as Princesas do Poder” (2018 – 2020). Assim o problema deste estudo está focado nos desenhos animados e sua influência, por fazerem parte do cotidiano das pessoas, os acompanhando da infância ao decorrer da vida. Para tanto, apresenta como objetivo geral analisar a representatividade feminina e LGBTQIA+ no design de personagens no desenho animado “She-Ra e as Princesas do Poder”. Na sequência há o desenvolvimento dos objetivos específicos, visando uma conclusão para a pesquisa, esses objetivos sendo: pesquisar sobre como a representatividade feminina e LGBTQIA+ é apresentada na animação; explicar algumas ferramentas, funções e pilares do design de personagens; contextualizar a animação “She-Ra e as Princesas do Poder”; e por fim analisar o design de alguns personagens de “SheRa e as Princesas do Poder”. Quanto à metodologia utilizada para atingir o estudo proposto optou-se pela pesquisa bibliográfica, buscada em obras específicas da área em estudo assim como sites e vídeos, além de ferramentas de análise de Manuela Penafria. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho animado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minorias sexuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personagens de desenhos animados - Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animated films | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual minorities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartoon characters - Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Design de personagem e a representatividade feminina e LGBTQIA+ nos desenhos animados: análise dos personagens de She-ra e as Princesas do Poder | - |
Título: dc.title | Character design and female and LGBTQIA+ representativeness in cartoons: analysis of She-Ra and the Princesses of Power’s characters | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: