Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aires, João Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Aires, João Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Iliuk, Itamar | - |
Autor(es): dc.contributor | Pietruchinski, Mônica Hoeldtke | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Alexandre de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Zaffalon, Breno Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Santiago, Henrick Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:34:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:34:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37120 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115736 | - |
Descrição: dc.description | This work presents the development of a gamified application to assist students in Information Technology (IT) courses facing challenges in learning algorithms. The project was built using the Flutter framework, enabling adaptation for various platforms, including Android, iOS, and the Web, aiming to reach a wide range of students. With the mobile version, the opportunity to practice algorithms is brought closer to students. The application's development arose from difficulties observed and reported by classmates in learning the Algorithms discipline. A literature review revealed that these difficulties are not limited to a specific class or institution. Various studies highlight a concerning scenario of dropout rates and decreased enrollment in IT courses, suggesting a potential future shortage of professionals in the field. Moreover, there is a direct association between this decline and subjects covering algorithms. To address this issue, the application incorporates game elements, organizing content into modules, levels, and sessions. Students accumulate experience points (XP) and compete in rankings, encouraging continuous engagement and healthy competition. Special achievements recognize players' performance. The gamified application emphasizes regular and repeated practice of algorithm concepts, promoting learning through repetition and allowing students to progressively reinforce their skills. By encouraging frequent revisitation of critical concepts and continuous practice across game modules and levels, the goal is to consolidate students' knowledge. The tool seeks to overcome identified challenges in algorithm learning, offering not only a gamified approach but also focusing on learning consolidation through recurrent practice. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação gamificada para auxiliar os alunos de cursos de Tecnologia da Informação (TI) que enfrentam dificuldades no aprendizado de algoritmos. O projeto foi desenvolvido utilizando o framework Flutter, o que possibilita sua adaptação para diversas plataformas, incluindo Android, IOS e a Web; com o intuito de alcançar o maior número possível de alunos. Considerando a versão mobile, a oportunidade de praticar algoritmos estará a mais próxima dos estudantes. A necessidade do desenvolvimento da aplicação surgiu devido às dificuldades observadas e relatadas por colegas de classe na aprendizagem da disciplina de Algoritmos, após realização de uma pesquisa bibliográfica foi evidenciado que as dificuldades observadas não se limitam a uma turma ou instituição específica. Diferentes estudos apontam um cenário preocupante de desistência e redução no ingresso dos cursos de Tecnologia da Informação (TI), sugerindo a possibilidade de um futuro déficit de profissionais nessa área. Além disso, há uma associação direta entre esse declínio e as disciplinas que abordam algoritmos. Para abordar esse problema, a aplicação incorpora elementos de jogos, organizando o conteúdo em módulos, níveis e sessões, no qual os alunos acumulam pontos de experiência (XP) e competem em rankings, incentivando o envolvimento contínuo com a ferramenta e a competição saudável. Conquistas especiais reconhecem o desempenho dos jogadores. A aplicação gamificada enfatiza a prática regular e repetida de conceitos de algoritmos, ou seja, a aprendizagem por repetição, permitindo aos alunos reforçarem progressivamente suas habilidades. Ao encorajar a revisitação frequente de conceitos críticos e a prática contínua ao longo dos módulos e níveis do jogo, o objetivo é consolidar o conhecimento dos estudantes. A ferramenta busca superar as dificuldades identificadas no aprendizado de algoritmos, oferecendo não apenas uma abordagem gamificada, mas também focando na consolidação do aprendizado por meio da prática recorrente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento de Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorítmos - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorithms - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Utilizando a estratégia de gamificação como reforço na aprendizagem de algoritmos | - |
Título: dc.title | Using gamification strategy as reinforcement in learning algorithms | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: