Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2030-7811 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/7757449325949159 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sales, Cristiano de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3719-6663 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/8372496598169395 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Luciane Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2353-4510 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4298723741829457 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2030-7811 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/8396759751370138 | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Maria Carolina de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:34:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:34:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115726 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation investigates how silence functions as a narrative device in The Arrival, by Shaun Tan. It begins with the understanding that silence, far from representing absence, constitutes an expressive presence capable of producing meaning in the relationship between reader and image. The research is justified by the interest in understanding how silence–often devalued in contemporary cultural practices–can be mobilized as an aesthetic experience in children's literature. Using a qualitative approach, the study draws on philosophical, aesthetic, and literary references, with emphasis on authors such as Walter Benjamin, Jorge Larrosa, David Le Breton, Cecilia Bajour, and Georges Didi-Huberman. The investigation is organized into three chapters: the first discusses the idea of childhood as experience, not merely as a stage of life, and children's literature as a territory open to aesthetic complexity; the second maps the multiple dimensions of silence and its manifestations in literature; the third analyzes how silence is inscribed in the images, materiality, empty spaces, and other narrative strategies in Tan's work. The reading of the book shows that, by constructing a cartography of silences, the author invites the reader to engage in a sensitive and participatory reading, revealing silence as a powerful meaning-making tool. It is concluded that, in this context, silence can enrich the reading experience and broaden the ways of thinking about children's literature, challenging age-based boundaries and affirming itself as a fertile field for poetic experimentation. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação investiga o modo como o silêncio opera como dispositivo narrativo na obra A chegada, de Shaun Tan. Parte-se da compreensão de que o silêncio, longe de representar ausência, constitui uma presença expressiva, capaz de produzir significação na relação entre leitor e imagem. A pesquisa justifica-se pelo interesse em compreender como o silêncio, frequentemente desvalorizado nas práticas culturais contemporâneas, pode ser mobilizado como experiência estética na literatura para a infância. Com uma abordagem qualitativa, o trabalho articula referenciais da filosofia, da estética e dos estudos literários, com destaque para autores como Walter Benjamin, Jorge Larrosa, David Le Breton, Cecilia Bajour e Georges Didi-Huberman. A investigação organiza-se em três capítulos: o primeiro discute a ideia de infância como experiência, não somente como um momento da vida, e a literatura para a infância como território aberto à complexidade estética; o segundo mapeia as múltiplas dimensões do silêncio e suas manifestações na literatura; o terceiro analisa como o silêncio se inscreve nas imagens, na materialidade, nos vazios e nas demais estratégias narrativas da obra de Tan. A leitura da obra evidencia que, ao construir uma cartografia de silêncios, o autor convoca o leitor a uma leitura sensível e participativa, revelando o silêncio como uma potente ferramenta de significação. Conclui-se que, nesse contexto, o silêncio pode enriquecer a experiência leitora, e também ampliar os modos de se pensar a literatura para a infância, desafiando limites etários e afirmando-se como campo fértil de experimentação poética. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silêncio na literatura - Crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros ilustrados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias sem palavras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tan, Shaun, 1974- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silence in literature - Criticism and interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Illustrated books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books, strips, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stories without words | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Leitura do silêncio em "A chegada", de Shaun Tan | - |
Título: dc.title | Readings of silence in "The arrival", by Shaun Tan | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: