
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Plestch, Adelmo Lowe | - |
| Autor(es): dc.creator | Santiago, Natalia Cristhie | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:34:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:34:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21869 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115561 | - |
| Descrição: dc.description | This work had as thematic to verify how the science teachers who teach in public schools, located in the municipality of Paraguaçu Paulista - SP - have been working abstract scientific concepts in classrooms where deaf students attending . The subjects consisted of two Pounds's interpreters and three teachers who teach the discipline of science to deaf students. To investigate the teaching and learning of sciences of deaf student’s, two semi-structured questionnaires, one for teachers and one for the interpreters were prepared. In relation to science teaching for the deaf, the data from this study showed that teachers and interpreters of pounds have found many obstacles in teaching and learning of scientific concepts, such as lack of training, lack of educational support’s material, lack of sign language’s knowledge by teachers. Already compared to a bilingual education, this study demonstrated that many changes still need to happen in schools, so that effectively the teaching and learning of these students can fit in this philosophy. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática verificar como os professores de ciências que lecionam nas escolas municipais, localizadas no município de Paraguaçu Paulista - SP - vêm trabalhando conceitos científicos abstratos em salas de aula onde frequentam alunos surdos. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a dois interpretes de Libras e três professoras que lecionam a disciplina de ciências para alunos surdos. Para investigar o ensino e aprendizagem de ciências dos alunos surdos foram elaborados dois questionários semi-estruturados, um para as professoras e um para as interpretes. Em relação ao ensino de Ciências para surdos, os dados desta pesquisa mostraram que professoras e intérpretes de Libras têm encontrado diversos empecilhos no ensino e aprendizagem de conceitos científicos abstratos, como a falta de capacitação, ausência de material de apoio didático, desconhecimento da língua de sinais por parte das professoras. Já com relação a um ensino bilíngue, o presente estudo demonstrou que muitas mudanças ainda precisam acontecer nas escolas, para que efetivamente o ensino e aprendizagem desses educandos possa se encaixar nessa filosofia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Integração social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social integration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deafness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | O ensino e a aprendizagem das ciências dos alunos com surdez | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: