Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0222-9138 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4597216569899545 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kominek, Andréa Maila Voss | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6561-081X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0756516385105893 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0222-9138 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4597216569899545 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonzatto, Rodrigo Freese | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6034-5420 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0589976038378676 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gabriel, Maria do Socorro Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4676-1609 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5862427331824377 | - |
Autor(es): dc.creator | Chinen, Letícia Gondo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:34:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:34:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35122 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115552 | - |
Descrição: dc.description | Latin America is a region that receives a large diversity of migrant people. Thus, there is the need to create initiatives to guarantee inclusion and citizen participation to people from different cultural groups. This research aims to study the way in which information and communication technologies (ICT) can contribute to this objective. From a standpoint in Science, Technology and Society studies (STS), it views technology as something laden with values and concerns belonging to the social groups in control of its development. Therefore, for ICT design to respond to the demands of the migrant population, these groups should hold ownership over the development processes and resulting technological artifacts. This research views participation as a possible theoretical and methodological means for this goal. A Systematic Literature Review (KITCHENHAM, 2004) was conducted in order to investigate the application of participatory approaches in the Latin American context to design and develop ICT with migrant people; and the results were analysed through the Content Analysis method (BARDIN, 1977) from a perspective in STS. This study brings an analysis of the profile of 9 different Latin American studies working with participation, migration, and technology; the identification of differences and similarities among these works, as well as gaps to be explored in research in these areas; and the use of such information alongside theories in participation and STS studies to propose a set of principles for projects that combine technological development and the participation of migrant populations. | - |
Descrição: dc.description | Na América Latina, região que recebe uma grande diversidade de pessoas migrantes, há a necessidade de criar iniciativas para garantir a inclusão e a participação cidadã de pessoas de diferentes grupos culturais. A presente pesquisa tem o objetivo de estudar a maneira pela qual o desenho de tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC) pode contribuir para esta finalidade. A partir de um referencial nos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), compreende a tecnologia como carregada de valores e interesses dos grupos sociais que detêm poder sobre o seu desenvolvimento. Nessa medida, ao tratar do desenho de TDIC para atender a demandas da população migrante, defende que esta seja detentora dos processos de desenvolvimento e dos artefatos tecnológicos resultantes. Compreende a participação como possível caminho teórico e metodológico e, para tanto, utilizou o método de Revisão Sistemática de Literatura (KITCHENHAM, 2004) a fim de estudar a aplicação de abordagens participativas no contexto latinoamericano para projetar e desenvolver TDIC com a participação de pessoas migrantes; bem como uma análise desses resultados por meio do método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) à partir de uma perspectiva oriunda dos estudos em CTS. Traz como resultados a análise do perfil de 9 diferentes estudos latinoamericanos que possuem participação, migrações e tecnologia como temas em comum; a identificação de diferenças e semelhanças dentre estes trabalhos, bem como de lacunas a serem exploradas pela pesquisa nessas áreas; e a proposição, a partir da relação entre tais informações e os referenciais teóricos na participação e nos estudos em CTS, de uma agenda de princípios para projetos que relacionem desenvolvimento tecnológico com a participação de pessoas migrantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imigrantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação humano-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immigrants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human-computer interation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Participação no desenho de TDIC com pessoas migrantes a partir da interação entre ciência, tecnologia e sociedade | - |
Título: dc.title | Participation in ICT design with migrant people from the interaction between science, technology and society | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: