
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nunes, Paula Ávila | - |
| Autor(es): dc.creator | Polak, Marina Antunes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:34:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:34:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9015 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115550 | - |
| Descrição: dc.description | This study intends to raise and analyze examples of retextualizations of wiretappings broadcasted in television, aiming at verifying, through a discourse analysis, the effects of meaning this transposition of genres may generate. Such retextualizations are of interest as they reveal certain appreciation and preference for some linguistics variants and not others. This happens because a great part of retextualization practices presented in the news make use of quotation marks or italics to highlight certain words, either highlighting those constructions considered errors when taking into consideration the standard linguistic variety or leaving other expressions unmarked. In this sense, inserted in the area of Linguistics and developed based on the principles of Sociolinguistics, this work starts with the contributions of theoreticians such as Bagno (2007) and Marcuschi (2010), who assist us in understanding the aspects of linguistic variation, retextualization and the work with language. However, the theoretical basis that conduct out analyses is the French Discourse Analysis, which allows us to understand the effects of meaning such highlights may generate. Thus, aiming to understand how the work of edition and retextualization of wiretaps is carried out and, especially, what the lack of homogeneity in such works may denote in relation to how media sees language and deals with linguistic variation of speakers from different economic classes, we sought to compose a corpus of retextualizations broadcasted in a period of one year in order to obtain a brief and current overview of how language is dealt with by media. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho pretende levantar e analisar exemplos de retextualização de escutas telefônicas, veiculadas na mídia televisiva, buscando verificar, por meio de uma análise discursiva, os efeitos de sentido que essa transposição de gêneros veicula. Tais práticas de retextualização interessam na medida em que revelam certa apreciação e predileção de determinadas variantes linguísticas em detrimento a outras, uma vez que grande parte das retextualizações apresentadas em jornais empregam alguns termos entre aspas e/ou em itálico, ora realizando marcações que denotam os considerados erros gramaticais – com base na norma culta –, ora deixando outras variantes sem destaque. Assim, inserido na área de Linguística e desenvolvido com base nos pressupostos teóricos desenvolvidos pela Sociolinguística, este trabalho parte de teóricos como Bagno (2007) e Marcuschi (2010), que nos auxiliam a compreender melhor os aspectos de variação, de retextualização e de trabalho com a língua. Entretanto, o esteio teórico que conduz nossas reflexões é a Análise do Discurso de linha francesa, que nos permite entender que efeitos de sentidos tais marcações podem gerar. Dessa forma, procurando entender como é realizado esse trabalho de editoração e retextualização de grampos telefônicos e, principalmente, o que a falta de homogeneidade nesses trabalhos pode denotar sobre a visão midiática de língua e seu trato com variações linguísticas de falantes oriundos de classes sociais diferentes, buscou-se compor um corpus de retextualizações, apresentadas na televisão entre um período de um ano, para obter um breve e atual panorama do tratamento da língua na mídia televisiva. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital - Análise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguistics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital media - Analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Letras | - |
| Título: dc.title | Visões midiáticas de língua: uma análise de retextualizações em telejornais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: