Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorena | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1787-0534 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8867370408957200 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rivelini, Angelica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 | - |
Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorena | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1787-0534 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8867370408957200 | - |
Autor(es): dc.contributor | Klaiber, Michelle Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0127-7373 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4399363131351939 | - |
Autor(es): dc.creator | Pavani, Camila Matile Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:34:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:34:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33357 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115542 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Integrando ciências, português e matemática na produção de uma sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental | - |
Descrição: dc.description | This article deals with the problem of lack of association of school content with the daily reality of students of basic education. The work proposes to deal with this problem through the methodology of the Three Pedagogical Moments (3MP) in an interdisciplinary way, both as a teachingmethod and curriculum organization, andaims to present to education professionals an interdisciplinary methodology, proposal and propose a new perspective to work the school curriculum based on BNCC, offer methodologies and tools for the realization of this work through a didactic sequence. The project proposes to fulfill the objectives through a theoretical foundation, a study of the theoretical framework produced, elaboration and validation of a this being the final product that guides the teacher in his interdisciplinary practice through active methodologies and tools to transform learning into something meaningful and applicable to the student’s life. | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo trata do problema da falta de associação do conteúdo escolar com a realidade cotidiana dos alunos da educação básica. O trabalho propõe tratar deste problema através da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3M P) de forma interdisciplinar, tanto com o método de ensino com o de organização do currículo, e tem como objetivos apresentar aos profissionais da educação uma metodologia interdisciplinar, baseada na proposta de Freire e propor uma nova perspectiva para trabalhar o currículo escolar com base na BNCC, oferecer metodologias e ferramentas para a realização deste trabalho através de uma sequência didática. O projeto propõe cumprir os objetivos através de uma fundamentação teórica, um estudo do referencial teórico produzido, elaboração e validação de uma Sequência Didática, sendo esta, o produto final que oriente o professor na sua prática interdisciplinar através de metodologias ativas e ferramentas para transformar aprendizagem em algo significativo e aplicável à vida do aluno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Programas de atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity programs in Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Elaboração, análise e validação de uma sequência didática interdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental: currículo e os três momentos pedagógicos | - |
Título: dc.title | Development, analysis and validation of an interdisciplinary didactic sequence for the early elementary school: curriculum and the three pedagogical moments | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: