Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Siumara Aparecida de | - |
Autor(es): dc.creator | Rabe, Márcia Maria King | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:33:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:33:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1263 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115385 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Caderno de atividades: Sequência didática aplicada na pré-escola: o ensino de ciências a partir da literatura infantil | - |
Descrição: dc.description | This research aims to propose a work in which children’s literature can be used in science education. The proposal is for a job application and analysis of activities involving the teaching of science and the use of children’s literature books. The research took place in a public kindergarten in the city of Castro – PR, involving children 4-5 years old. The activities were organized in a didactic sequence which will be available later in the form of contract activities or to book early childhood institutions in the same municipality of action research and media compatible and viable. This research was guided by legal aspects grounded in a document guiding the work in early childhood education, among them are the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, the National Curriculum Reference for Early Childhood Education. As theoretical reflections were made about the importance of reading and literature in the early grades and the importance of science education for children who are starting their educational career. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de trabalho em que a literatura infantil possa ser utilizada no Ensino de ciências. A proposta é a de um trabalho de aplicação e análise de atividades que abarcam o ensino de ciências e a utilização de livros de literatura infantil. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública de educação infantil no município de Castro – PR, envolvendo crianças de 4 a 5 anos de idade. As atividades foram organizadas em uma sequência didática a qual será disponibilizada, posteriormente, no formato de caderno de atividades ou apostila às instituições de educação infantil do mesmo município de atuação da pesquisa e em meios compatíveis e viáveis. Esta pesquisa foi norteada por aspectos legais embasados em documento que direcionam o trabalho na educação infantil, dentre eles, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Como aporte teórico buscou-se refletir sobre a importância da leitura e da literatura nas séries iniciais bem como a importância do ensino de ciências para crianças que estão iniciando sua carreira estudantil. Esta pesquisa teve como resultado a realização de experiências científicas testadas na prática de sala de aula pelas crianças. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature, Brazilian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics | - |
Título: dc.title | O ensino de ciências na pré-escola a partir da literatura infantil: uma proposta de sequência didática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: