O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.creatorJasper, Tamara Franciele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:33:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:33:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20526-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115348-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal Tecnológica Paraná e aborda a utilização das fontes históricas como recurso metodológico mediador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, considerando as atuais circunstâncias e transformações ocorridas na tecnologia, na sociedade e no ensino. O desenvolvimento cognitivo demanda não somente da maturação neurológica do indivíduo, mas também é fruto de suas interações e experiências. Assim, a educação ocorre em decorrência do trabalho realizado em conjunto com a família, escola, alunos e poder público. Porém, especificamente no momento da aula, o educador pode e deve buscar alternativas para proporcionar situações onde se favoreça aprendizagem significativa desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, contribuindo na formação de sujeitos históricos, cidadãos críticos e atuantes. Desta forma, o conhecimento histórico não deve estar limitado ao ensino metódico do século XIX, ao contrário, deve instigar a análise e discussão, possibilitando a formação de cidadãos críticos, rompendo a barreira dos muros escolares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - História-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - History-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.