Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sydney, Alessandra Cristine Novak | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheffer, Mayara | - |
Autor(es): dc.contributor | Sydney, Alessandra Cristine Novak | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Maria Carolina de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Bowles, Simone | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Brenda Aparecida Padilha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:33:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:33:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37374 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115310 | - |
Descrição: dc.description | Global sustainability is both a moral and strategic obligation, emphasized by the UN in the 2030 Agenda, which calls for profound transformations to ensure environmental preservation. The increasing accumulation of industrial waste demands effective strategies to minimize its impacts. In this context, innovative methodologies such as Design Thinking and Soft Systems Methodology (SSM) provide support in analyzing and structuring solutions for complex problems. This study aimed to analyze waste management in a chemical industry by integrating these methodologies with management tools such as SWOT Analysis, KPIs, 5W2H, and PDCA. Simulations were conducted to test the feasibility of the proposed solutions, demonstrating how these approaches can contribute to more efficient and sustainable industrial waste management. Since this study employed exploratory observation and document analysis instead of direct interactions with users, it represents a preliminary step toward more interactive and participatory approaches in the future. | - |
Descrição: dc.description | A sustentabilidade global é uma obrigação moral e estratégica, destacada pela ONU na Agenda 2030, que exige transformações profundas para a preservação ambiental. O crescente acúmulo de resíduos industriais demanda estratégias eficazes para minimizar seus impactos. Neste contexto, metodologias inovadoras como Design Thinking e Soft Systems Methodology (SSM) oferecem suporte na análise e estruturação de soluções para problemas complexos. Este trabalho teve como objetivo analisar a gestão de resíduos em uma indústria química, integrando essas metodologias com ferramentas de gestão, como Análise SWOT, KPIs, 5W2H e PDCA. Foram realizadas simulações para testar a viabilidade das soluções propostas, demonstrando como essas abordagens podem contribuir para uma gestão mais eficiente e sustentável dos resíduos industriais. Como este estudo utilizou observação exploratória e análise documental em vez de interações diretas com usuários, ele representa um passo preliminar para futuras abordagens mais interativas e participativas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão integrada de resíduos sólidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrated solid waste mangement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social economic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulation methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA | - |
Título: dc.title | Análise da gestão de resíduos por meio de abordagens de design thinking e soft systems methodology com simulações exploratórias | - |
Título: dc.title | Analysis of waste management using design thinking and soft systems methodology approaches with exploratory simulations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: