Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Anselmo Pereira de | - |
Autor(es): dc.creator | Althaus, Dalvane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:33:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:33:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1790 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/366113867 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115283 | - |
Descrição: dc.description | This article presents an analysis of the results of an action of teacher continuing education in a public Brazilian university. It presents and discusses relations that proved to be necessary between the aforementioned action, the development of classroom pedagogical practices and the promotion of teachers’ health. Its theoretical and methodological foundations consist on a clinic, developmental and dialogic-argumentative character and employ the method of simple and crossed self-confrontation,in order to address professional teaching gestures. The results indicate the necessity of actions related to teachers’ continuing education, focused primarily on the concrete classroom work, which, in addition to allowing the development of pedagogical practices, makes the promotion of teachers’ health itself possible. | - |
Descrição: dc.description | Apresenta uma análise dos resultados de uma ação de formação docente continuada em uma universidade pública brasileira. Objetiva apresentar e discutir relações que se revelaram necessárias entre a referida ação, o desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e a promoção da saúde dos professores. A fundamentação teórico-metodológica tem caráter clínico, desenvolvimental e dialógico-argumentativo e lança mão do método da autoconfrontação simples e cruzada para abordagem de gestos profissionais docentes. Os resultados apontam para a necessidade de ações de formação docente continuada voltadas prioritariamente para o trabalho concreto em sala de aula, o que, além de permitir o desenvolvimento de práticas pedagógicas, possibilita a promoção da própria saúde do professor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos | - |
Relação: dc.relation | http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2648/pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/about/editorialPolicies#openAccessPolicy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | College teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Formação docente continuada, desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e promoção da saúde do professor: relações necessárias | - |
Título: dc.title | Continuing education, development of teaching practices in the classroom and promotion of teachers’ health: necessary relations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: