Formação docente continuada, desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e promoção da saúde do professor: relações necessárias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Anselmo Pereira de-
Autor(es): dc.creatorAlthaus, Dalvane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:33:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:33:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1790-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/366113867-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115283-
Descrição: dc.descriptionThis article presents an analysis of the results of an action of teacher continuing education in a public Brazilian university. It presents and discusses relations that proved to be necessary between the aforementioned action, the development of classroom pedagogical practices and the promotion of teachers’ health. Its theoretical and methodological foundations consist on a clinic, developmental and dialogic-argumentative character and employ the method of simple and crossed self-confrontation,in order to address professional teaching gestures. The results indicate the necessity of actions related to teachers’ continuing education, focused primarily on the concrete classroom work, which, in addition to allowing the development of pedagogical practices, makes the promotion of teachers’ health itself possible.-
Descrição: dc.descriptionApresenta uma análise dos resultados de uma ação de formação docente continuada em uma universidade pública brasileira. Objetiva apresentar e discutir relações que se revelaram necessárias entre a referida ação, o desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e a promoção da saúde dos professores. A fundamentação teórico-metodológica tem caráter clínico, desenvolvimental e dialógico-argumentativo e lança mão do método da autoconfrontação simples e cruzada para abordagem de gestos profissionais docentes. Os resultados apontam para a necessidade de ações de formação docente continuada voltadas prioritariamente para o trabalho concreto em sala de aula, o que, além de permitir o desenvolvimento de práticas pedagógicas, possibilita a promoção da própria saúde do professor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos-
Relação: dc.relationhttp://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2648/pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/about/editorialPolicies#openAccessPolicy-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores universitários-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectCollege teachers-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleFormação docente continuada, desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e promoção da saúde do professor: relações necessárias-
Título: dc.titleContinuing education, development of teaching practices in the classroom and promotion of teachers’ health: necessary relations-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.