Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.creator | Eustaquio, Camila dos Santos de Souza. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:33:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:33:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36702 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115266 | - |
Descrição: dc.description | Inclusive Education brings us a broader educational scenario, which covers not only Special Education, but also encompasses individuals with global developmental disorders, high abilities and giftedness. The research carried out sought to rescue historical aspects of Inclusive Education, Science and Biology Teaching and adapted teaching resources. The methodology used was bibliographic review. Inclusive education can be understood as a modern educational concept that aims to guarantee everyone's right to education. We assume that in today's world the teaching of science and biology should be one of the priorities of all schools, investing in the creation of a society that is aware and critical of the choices and decisions that will be made. The broader field of science and biology education requires hands-on activities for students with or without disabilities; these activities can help students develop a more critical perspective on biology and scientific methodology. The aim of inclusive education is to provide the same education to everyone. It is, therefore, important to adapt the provision of this type of education and continue to seek improvements in educational practice. Considering the objective of the study, our research shows that there are very few works published in journals on inclusive education for students with disabilities in biology and science teaching, demonstrating the importance of investing more in publications in this important area. | - |
Descrição: dc.description | A Educação Inclusiva nos traz um cenário de educação mais ampla, onde abrange-se não somente a Educação Especial, mas engloba também o indivíduo com transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. A pesquisa realizada buscou resgatar aspectos históricos da Educação Inclusiva, do Ensino de Ciências e Biologia e dos recursos didáticos adaptados. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica. A educação inclusiva pode ser entendida como um conceito educacional moderno que visa garantir o direito de todos à educação. Assumimos que no mundo atual o ensino das ciências e da biologia deve ser uma das prioridades de todas as escolas, apostando na criação de uma sociedade consciente e crítica das escolhas e decisões que serão tomadas. O campo mais amplo da educação em ciências e biologia requer atividades práticas para alunos com ou sem deficiência, essas atividades podem ajudar os alunos a desenvolverem uma perspectiva mais crítica sobre a biologia e a metodologia científica. O objetivo da educação inclusiva é proporcionar a mesma educação a todos. É, portanto, importante adaptar a oferta deste tipo de ensino e continuar a procurar melhorias na prática educativa. Considerando o objetivo do estudo, nossa pesquisa bibliográfica, mostra que há muito poucos trabalhos publicados em periódicos sobre educação inclusiva para alunos com deficiência no ensino de biologia e ciências, demonstrando a importância de investir mais em publicações nesta importante área. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A educação inclusiva no ensino de ciências e biologia | - |
Título: dc.title | Inclusive education in science and biology teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: