Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Merkle, Luiz Ernesto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4153-1102 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2227304067293085 | - |
Autor(es): dc.contributor | Merkle, Luiz Ernesto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4153-1102 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2227304067293085 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima Filho, Domingos Leite | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3802-6794 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1113538527015820 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Fábio da Purificação de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1838-5773 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1720976876119389 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marilia Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9327-223X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9319101798473279 | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Ana Cláudia Bastian | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:33:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:33:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-10-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29853 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115262 | - |
Descrição: dc.description | This research includes the information about the history of educational technology policies in the State Educational Secretary of Paraná during period 2003 to 2010, focusing on the Educational Technologies Directory’s work in order to democratize access providing infrastructure and training of teachers of state schools of Paraná. Another purpose is to present the cultural dimension of some differentiated practices of teachers and teaching advisers about the appropriation and use of technology in some Paraná state schools. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa busca registrar a história das políticas em tecnologias educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná no período de 2003 à 2009, enfocando o trabalho da Diretoria de Tecnologias Educacionais e suas coordenações no propósito de democratizar o acesso proporcionando infraestrutura e formação continuada dos docentes da rede estadual de ensino do Paraná, destacando algumas práticas diferenciadas de professores(as) e assessores(as) pedagógicos(as) no que tange à apropriação tecnológica e uso das tecnologias no âmbito escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional - História - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de ensino - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology - History - Paraná (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology and state | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instructional systems - Paraná (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Tecnologia e educação no Paraná: desafios do dia a dia | - |
Título: dc.title | Education and technology in Paraná: everyday life challenges | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: