Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Luz, Nanci Stancki da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4970-2498 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4274116207418522 | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Gilson Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0728-1218 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9402463923848550 | - |
Autor(es): dc.contributor | Casagrande, Lindamir Salete | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8233-229X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0187104361289192 | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Nanci Stancki da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4970-2498 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4274116207418522 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Sergio Luis do | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8766-3664 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8361645058425319 | - |
Autor(es): dc.creator | Queiroz, Janaína Souza de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:33:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:33:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115236 | - |
Descrição: dc.description | This master’s thesis discuss the participation of the sambist black woman in the context of this afro-brazilian music expression. The text here presented is the result of a reflexion about the following problem: Is there a ubuntu and quilombist perspective in the music compositions of Leci Brandão? The reading, analysis and systematization process of the results started from the following general objective: to analyze ubuntuism and quilombismo in the music compositions of Leci Brandão. The procedures adopted delimited the resources, and because of that, the examined material consists in writing works, music lyrics and interviews of Leci Brandão’s persona, and, as só, the methodology is qualitative, of analytic and deductive character, and the data collect is of the bibliographic and documentary type. The concepts of ubuntu and quilombismo were took as the criterion of analysis for the compositions of Leci Brandão. Another concept also helped in the construction of this work, such as afrocentricity, agency, black feminism and intersectionality to know the contribution of black women in the music context, especially that of samba. Also valuable is the perspective of the interaction of technology and work about the themes approached in this work. The consulted materials, and the content of the analysis were incorporated in the texts, those of which were distributed in four chapters: Introduction; Ubuntu, Quilombismo and Samba; Ubuntuist and Quilombist Ways of Being in Leci Brandão’s Music and Final Considerations. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Essa dissertação versa sobre a participação da mulher negra sambista no contexto desta expressão musical afro-brasileira. O texto aqui apresentado é o resultado da reflexão sobre este problema: Haveria uma perspectiva ubuntuísta e quilombista nas composições de Leci Brandão? Os processos de leituras, análises e sistematizações de resultados ocorreu a partir do seguinte objetivo geral: analisar o ubuntuísmo e o quilombismo em composições de Leci Brandão. Para cumprir esta tarefa maior, foram trabalhados os seguintes objetivos específicos: a) articular os conceitos de ubuntu, da cosmovisão africana, e quilombismo, proposto por Abdias Nascimento, ao samba; b) conhecer Leci Brandão e sua obra musical; c) analisar as perspectivas de ubuntu e quilombismo nas letras das música Zé do Caroço, Preferência, Deixa Deixa, A Filha da Dona Leci, G.R.E. de Samba da compositora e cantora Leci Brandão. Os procedimentos adotados delimitaram os recursos, por isso, o material examinado consiste das obras escritas, letras de músicas e entrevistas da personagem Leci Brandão, sendo, portanto, a metodologia qualitativa, de caráter analítico-dedutiva, e a coleta de dados de tipo bibliográfica e documental. Os conceitos de ubuntu e de quilombismo foram tomados como critério para a análise de composições de Leci Brandão. Outros conceitos também auxiliaram na construção desse trabalho, tais como afrocentricidade, agência, feminismo negro e interseccionalidade, para conhecer a contribuição de mulheres negras no contexto da música, em especial do samba. Também valiosa é a perspectiva da interação de tecnologia e trabalho acerca dos abordados nesse trabalho. Os materiais consultados, assim como o teor da análise, passaram a incorporar os textos, os quais foram distribuídos em quatro capítulos: Introdução; Ubuntu, Quilombismo e Samba; Modos de Ser Ubuntuísta e Quilombista na Música de Leci Brandão e Considerações Finais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brandão, Leci, 1944- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nascimento, Abdias do, 1914-2011 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ubuntu (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cantoras negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo e arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Samba (Dance) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ubuntu (Philosophy) | - |
Palavras-chave: dc.subject | African American women singers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art, Black | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism and art | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Ubuntuísmo e quilombismo na música de Leci Brandão | - |
Título: dc.title | Ubuntuism and quilombism In Leci Brandão's music | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: