Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Lazari, Juliana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Negrelli, Leônia Gabardo | - |
Autor(es): dc.creator | Domingos, Fernando Kolb | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:33:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:33:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32805 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115222 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to describe the existing connections between the Mathematics Curriculum of Paraná High School, according to the Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná – RCEMP (PARANÁ, 2021) and the and the Mathematics Curriculum of the International Baccalaureate – IB (IB, 2019). To this end, the principles that underlie the mathematics curriculum used in international schools were described, that follow the guidelines of the International Baccalaureate Diploma Programme – IBDP, and the curricular guidelines that underlie the Referencial Curricular para o Ensino Médio, the Base Nacional Comum Curricular – BNCC. For the development of the work, the methodology of a bibliographic survey was used, using both curricula as guides. As main results, after analyzing the two curricula, it was found that there are some similarities, or connections, between the curricula, such as: the emphasis given to mathematical skills that students must develop throughout along the way; a concern with the use of technologies for teaching and learning; the relationship between Itinerários Formativos and the Subject Groups (IB); and also some content with the aim of preparing the student to continue their studies, although in quite different ways. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo descrever as conexões existentes entre o Currículo de Matemática do Ensino Médio do Paraná, de acordo com o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná – RCEMP (PARANÁ, 2021) e o Currículo de Matemática do International Baccalaureate – IB (IB, 2019). Para tanto, foram descritos os princípios que fundamentam o currículo de matemática utilizado nos colégios internacionais que seguem as diretrizes do International Baccalaureate Diploma Programme – IBDP, e as diretrizes curriculares que fundamentam o Referencial Curricular para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para o desenvolvimento do trabalho, a metodologia adotada foi a metodologia qualitativa de cunho bibliográfico, utilizando os dois currículos como documentos norteadores. Como principais resultados, após análise dos dois documentos curriculares constatou-se que existem algumas semelhanças, ou seja conexões, entre os currículos como: a ênfase dada nas habilidades matemáticas que os estudantes deverão desenvolver ao longo do percurso formativo; a preocupação com a utilização das tecnologias para o ensino e aprendizagem; a relação entre os Itinerários Formativos e os Grupos de Disciplinas (IB); e também de alguns conteúdos com o intuito de preparar o estudante para dar continuidade a seus estudos, ainda que de maneiras bem distintas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino secundário - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Planejamento - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação internacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Secondary - Paraná (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum planning - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | International education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Estudo comparativo entre o International Baccalaureate e o referencial curricular para o ensino médio do Paraná | - |
Título: dc.title | Comparative study between the International Baccalaureate and the curricular frameworks for high school education in Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: