
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Althaus, Dalvane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:32:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:32:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1817 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115171 | - |
| Descrição: dc.description | This presentation results of a master dissertation which had as its object of study a cutout of the Continued Teacher’s Training in Higher Education in progress at UTFPR PatoBranco Campus. This presentation is organized into five sections: first, an introduction to situate it; second, an brief exposition of initiatives continuing teacher’s training in higher education in Brazilian; thirdly, a dialogue with the theoretical and methodological foundation; fourth, an analysis of the results; and fifth, to finalize some considerations. The research had as its protagonists two professors from the Informatics Department.The method used was the simple and crossed self-confrontation, which consists in confronting the teacher with a sequence of his images in class and, from these pictures, in leading him to dialogue and reflect. In order to attempt to understand the conditions under which teacher development occurs, dialogue transcripts of self-confrontations were analyzed. We note that it is difficult for teachers to do their work: the teacher's desk is low, which leads to a conflict: to perform teacher’s work while sitting or standing? While standing, the teacher must stoop to type and this may damage his/her physical health. While sitting, the teacher loses contact with students and it brings about situations of indiscipline, which may damage his/her mental health. The research proved that the gesture of performing the teaching work while standing may seem simple and perhaps insignificant, but – when analyzed in its essence – reveals its complexity and relevance. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho traz alguns resultados de uma dissertação de mestrado que teve como objeto de estudo um recorte de um Programa de Formação Docente Continuada na educação superior. O presente trabalho se encontra organizado em cinco itens: primeiro, uma introdução a fim de situá-lo; segundo, uma breve exposição de iniciativas de formação docente continuada na educação superior brasileira; terceiro, um diálogo com a fundamentação teórico-metodológica; quarto, uma análise dos resultados; e quinto, algumas considerações para finalizar. A pesquisa teve como protagonistas dois docentes do Departamento de Informática. Utilizou-se do método de Autoconfrontação Simples e Cruzada, que consiste em o Professor se confrontar com uma sequência de imagens suas em sala de aula e, a partir dessas imagens, dialogar e refletir. A fim de tentar compreender as condições em que o desenvolvimento docente ocorre nessa pesquisa, foram analisadas as transcrições de diálogos das Autoconfrontações. Constatou-se que há uma dificuldade para que os Professores de Informática realizem seu trabalho: a mesa onde fica o notebook do Professor é baixa. Isso o leva a um conflito: realizar o trabalho docente sentado ou em pé? Em pé, o Professor precisa se inclinar para digitar e isso pode comprometer sua saúde física. Sentado, perde o contato com os alunos e possibilita situações de indisciplina, que podem comprometer sua saúde mental. A pesquisa mostrou que o gesto de realizar o trabalho docente em pé pode parecer simples e talvez insignificante, mas – ao ser analisado em sua essência – se revela complexo e relevante. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Relação: dc.relation | Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade | - |
| Relação: dc.relation | http://www.sitre.cefetmg.br/arquivos/gt04.pdf | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | College teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Complexidade e relevância de um gesto profissional docente aparentemente simples | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: