
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zago, Leandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faccio, João Pedro | - |
| Autor(es): dc.creator | Tres, Amanda do Nascimento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:32:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:32:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36202 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115169 | - |
| Descrição: dc.description | This research investigates the interaction between official documents that guide Brazilian and Paraná state Basic Education and the approaches and methods of English Language teaching in the final years of Elementary School. The Law of Guidelines and Bases of Education establishes the mandatory offer of a foreign language in the curriculum starting from the final years of Elementary School. Teaching English is fundamental to preparing students for a globalized world, facilitating access to knowledge, promoting multicultural communication, and contributing to cognitive development. Leffa (2016) highlights that language teaching in school goes beyond linguistic development, emphasizing the educational function of language and citizenship. The research analyzes approaches and methods of teaching English that can be implemented in schools, aligning them with the guidelines of the Common National Curriculum Base (BNCC) and the Curriculum of the Paraná State Network (CREP). Applied Linguistics is the field of study, focusing on the processes of teaching and learning English. The research seeks to reflect on pedagogical practices aligned with these guidelines, promoting meaningful and contextualized teaching. This includes considering linguistic and intercultural aspects and promoting students' autonomy. In summary, the research highlights the importance of quality English teaching, adapted to the needs of a globalized society and local specificities, to empower Brazilian students to face a future interconnected and full of opportunities. | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa investiga a interação entre os documentos oficiais que orientam a Educação Básica brasileira e paranaense e os métodos e abordagens de ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental - anos finais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece a obrigatoriedade da oferta de uma língua estrangeira no currículo a partir dos anos finais do Ensino Fundamental. O ensino de inglês é fundamental para preparar os alunos para um mundo globalizado, facilitando o acesso ao conhecimento, promovendo a comunicação multicultural e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo. Leffa (2016) destaca que o ensino de línguas na escola vai além do desenvolvimento linguístico, enfatizando a função educacional da língua e a cidadania. A pesquisa analisa abordagens e métodos de ensino de inglês que possam ser implementados nas escolas, alinhando-os com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). A Linguística Aplicada é o campo de estudo, focando nos processos de ensino e aprendizagem do inglês. A pesquisa busca refletir sobre práticas pedagógicas alinhadas com essas diretrizes, promovendo um ensino significativo e contextualizado. Isso inclui considerar aspectos linguísticos, interculturais e a promoção da autonomia dos alunos. Em suma, a pesquisa destaca a importância de um ensino de inglês de qualidade, adaptado às necessidades da sociedade globalizada e às especificidades locais, para capacitar os alunos brasileiros a enfrentar um futuro interconectado e cheio de oportunidades. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Línguas modernas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Educação - Paraná (Estado) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Languages, Modern | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum - Education - Paraná (Brazil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
| Título: dc.title | O ensino de língua inglesa no ensino fundamental, anos finais: abordagens e métodos a partir da interação entre os documentos oficiais | - |
| Título: dc.title | English language teaching in elementary school: approaches and methods and the interaction with official documents | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: