Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Gilson Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Artur Correia de | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Angela | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fernanda Bornancin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:32:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:32:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2032 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115090 | - |
Descrição: dc.description | This research proposes a reflection about how the technological dimension in the practice of Microrroteiros da Cidade constitutes a fundamental factor of its co-construction and mediation processes of circulation, dynamics and deployment possibilities. Microrroteiros’s project was created in 2009 by the artist and screenwriter Laura Guimarães. Its approach involves small script intentions that invites São Paulo’s population to imagine and visualize scenes that happen in the city. The language used in microrroteiros texts is, at the same time, a relativization of screenplay and Twitter’s technical code – a microblogging plataform that priorizes the share of 140 character messages. Through photographic survey, interview and collection of data, we made a transit mapping of this dynamics and, after that, we developed an analysis of the typographic options, the various media, compositions and connections between different geographic areas identified. The theoretical foundation of this research is based on Andrew Feenberg’s Critical Theory of Technology, and on considerations that this author does about Herbert Marcuse’s theorical position on technology and art. Supported by Néstor García-Canclini and Jesús Martín-Barbero, we observe some shifts of artistic and communication processes triggered from the 1960s by a Latin American theoretical bias, in order to analyze how the practice of Microrroteiros da Cidade and their technical and aesthetic dimensions are constitutive in the dynamics of social media and urban codes in which it is located. Thus, we understand the hybridizations of this artistic practice as displacements that occur in a nonlinear way, but crossed and simultaneous, blurring boundaries of autorship and enabling other visual, collective and random constructions, mediating processes of reinterpretation and reappropriation of the city. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre como a dimensão tecnológica na prática dos Microrroteiros da Cidade se constitui como fator fundamental de seus processos de co-construção e mediação de circulações, dinâmicas e possibilidades de desdobramento. Criado em 2009 pela artista e roteirista paulistana Laura Guimarães, o projeto consiste em pequenas intenções de roteiro que convidam à visualização de histórias e situações vivenciadas por pessoas que transitam e/ou habitam a cidade de São Paulo. A linguagem utilizada nos textos dos microrroteiros é, ao mesmo tempo, uma relativização do roteiro de cinema e do código técnico de escritura do Twitter – uma plataforma de microblogging que prioriza o compartilhamento por meio de mensagens curtas de até 140 caracteres. Por meio de levantamento fotográfico, entrevista e coleta de dados, realizamos um mapeamento dos trânsitos dessas dinâmicas e, posteriormente, desenvolvemos uma análise das opções tipográficas, dos variados suportes, composições e das conexões entre diferentes espaços geográficos identificados. A fundamentação da pesquisa é realizada a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg e da leitura do autor sobre as considerações de Herbert Marcuse em relação à tecnologia e a arte. Refletimos também a respeito de deslocamentos de processos artísticos e comunicacionais desencadeados a partir da década de 1960 por um viés teórico latino-americano, sustentado por Néstor García-Canclini e Jesús Martín-Barbero, no intuito de analisarmos como a prática dos Microrroteiros da Cidade e suas dimensões técnico-estéticas se constituem nas dinâmicas das redes sociais e dos códigos urbanos em que se localiza. Desse modo, compreendemos as hibridações de linguagens expressas nessa prática artística como deslocamentos que ocorrem não de modo linear, mas de maneira cruzada e simultânea, borrando fronteiras de autoria e de fruição passiva, possibilitando outras construções de visualidades, coletivos e randômicos, mediando processos de ressignificação e reapropriação da cidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roteiros cinematográficos - Técnica - São Paulo (Estado) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roteiros cinematográficos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion picture plays - Technique - São Paulo (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion picture plays | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Título: dc.title | Deslocamentos tecnológicos e artísticos na prática dos microrroteiros da cidade | - |
Título: dc.title | Technological and artistic shifts in the practice of microrroteiros da cidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: