Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marília Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Setti, Mariangela de Oliveira Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Marcelo Mikosz | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marília Abrahão | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Rodrigo Guimarães Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:32:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:32:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31583 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115056 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to propose an unplugged computing activity to introduce the area of computing and computational thinking to elementary school students. The content displayed for this activity involves Human-Computer Interaction, due the lack of alternatives of researches with the target audience. Over the bibliographic and state-of-the-art survey, it was found that most of the studies applied unplugged computing activities with a focus on programming concepts and computational logic, with only 11.4% of the studies focusing on HCI concepts. In addition to the area of Human Computer Interaction being little explored in this literature, it was noted that middle and high school are the education levels most worked on in existing researches, indicating that elementary school students are an audience with opportunities to offer new parameters for research on teaching computing to children. The proposed statement considered the Ąve principles of Interaction Design for the development of an artifact inserted in content worked in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho tem como objetivo propor uma atividade de computação desplugada para apresentação da área de computação e do pensamento computacional para estudantes do Ensino Fundamental I. Dentre os conteúdos explorados para esta atividade foram elencados conteúdos da área de Interação Humano Computador, já que apresentam poucas alternativas de enunciados desplugados para o público citado. Técnicas de Design Participativo e atividades sobre Interação Humano-Computador serão desenvolvidas considerando o público-alvo. Durante o levantamento bibliográfico e do estado da arte constatou-se que grande parte dos estudos aplicaram atividades de computação desplugada com foco em conceitos de programação e lógica computacional, sendo apenas 11,4% dos estudos direcionados a conceitos de IHC. Além da área de Interação Humano Computador ser pouco explorada nessa literatura, notou-se que o Ensino Fundamental II e Ensino Médio são os níveis escolares mais trabalhados nas pesquisas existentes, indicando que os estudantes do Ensino Fundamental I são um público com oportunidades de oferecer novos parâmetros para pesquisas de ensino de computação à crianças. O enunciado proposto considerou os cinco princípios de Design de Interação para desenvolvimento de um artefato inserido em conteúdos trabalhados em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de sistema centrado no usuário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação humano-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Palavras-chave: dc.subject | User-centered system design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human-computer interation | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Computação desplugada e design participativo: olhando para o Ensino Fundamental I | - |
Título: dc.title | Unplugged computing and participatory design: aiming elementary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: