Computação desplugada e design participativo: olhando para o Ensino Fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marília Abrahão-
Autor(es): dc.contributorSetti, Mariangela de Oliveira Gomes-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Marcelo Mikosz-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marília Abrahão-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Rodrigo Guimarães Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:32:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:32:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115056-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to propose an unplugged computing activity to introduce the area of computing and computational thinking to elementary school students. The content displayed for this activity involves Human-Computer Interaction, due the lack of alternatives of researches with the target audience. Over the bibliographic and state-of-the-art survey, it was found that most of the studies applied unplugged computing activities with a focus on programming concepts and computational logic, with only 11.4% of the studies focusing on HCI concepts. In addition to the area of Human Computer Interaction being little explored in this literature, it was noted that middle and high school are the education levels most worked on in existing researches, indicating that elementary school students are an audience with opportunities to offer new parameters for research on teaching computing to children. The proposed statement considered the Ąve principles of Interaction Design for the development of an artifact inserted in content worked in the classroom.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem como objetivo propor uma atividade de computação desplugada para apresentação da área de computação e do pensamento computacional para estudantes do Ensino Fundamental I. Dentre os conteúdos explorados para esta atividade foram elencados conteúdos da área de Interação Humano Computador, já que apresentam poucas alternativas de enunciados desplugados para o público citado. Técnicas de Design Participativo e atividades sobre Interação Humano-Computador serão desenvolvidas considerando o público-alvo. Durante o levantamento bibliográfico e do estado da arte constatou-se que grande parte dos estudos aplicaram atividades de computação desplugada com foco em conceitos de programação e lógica computacional, sendo apenas 11,4% dos estudos direcionados a conceitos de IHC. Além da área de Interação Humano Computador ser pouco explorada nessa literatura, notou-se que o Ensino Fundamental II e Ensino Médio são os níveis escolares mais trabalhados nas pesquisas existentes, indicando que os estudantes do Ensino Fundamental I são um público com oportunidades de oferecer novos parâmetros para pesquisas de ensino de computação à crianças. O enunciado proposto considerou os cinco princípios de Design de Interação para desenvolvimento de um artefato inserido em conteúdos trabalhados em sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherSistemas de Informação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de sistema centrado no usuário-
Palavras-chave: dc.subjectInteração humano-máquina-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectComputer science-
Palavras-chave: dc.subjectUser-centered system design-
Palavras-chave: dc.subjectHuman-computer interation-
Palavras-chave: dc.subjectSchool children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO-
Título: dc.titleComputação desplugada e design participativo: olhando para o Ensino Fundamental I-
Título: dc.titleUnplugged computing and participatory design: aiming elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.