Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Givan José Ferreira dos-
Autor(es): dc.creatorSouza, Sônia Regina Antunes Naufal de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:32:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:32:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32801-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18364/rc.v1i52.153-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115007-
Descrição: dc.descriptionThis academic and scientific study aims to present and analyze the application of a didactic work proposal on reading at school, based on different thought operations - comparison, classification, reasoning, hypothesis and definition, to assist High School Portuguese teachers to develop a proficient reading skill in their studunts. This research conceives reading on a cognitive and social interactional view, and it is characterized basically as an experimental, analytical, and field search. The results show students performing a satisfactory appropriation of the operations of thought and its conscious use as a strategy to reach comprehensive and coherent understanding of texts.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem por objetivos apresentar e analisar a aplicação de uma proposta didática de trabalho com leitura na escola, com base em operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, para auxiliar o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes a competência leitora de textos. A pesquisa concebe a leitura numa visão cognitiva e sociointeracional e se caracteriza, basicamente, como de campo, experimental e analítica. Os resultados demonstram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento e seu uso consciente como estratégia para chegar ao entendimento global e coerente de textos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationConfluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa-
Relação: dc.relationhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectReading comprehension-
Palavras-chave: dc.subjectReading - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleLeitura de textos no ensino médio: uma proposta didática-
Título: dc.titleReading texts in hight school: a didactic proposal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.