
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:32:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:32:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32801 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18364/rc.v1i52.153 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1115007 | - |
| Descrição: dc.description | This academic and scientific study aims to present and analyze the application of a didactic work proposal on reading at school, based on different thought operations - comparison, classification, reasoning, hypothesis and definition, to assist High School Portuguese teachers to develop a proficient reading skill in their studunts. This research conceives reading on a cognitive and social interactional view, and it is characterized basically as an experimental, analytical, and field search. The results show students performing a satisfactory appropriation of the operations of thought and its conscious use as a strategy to reach comprehensive and coherent understanding of texts. | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem por objetivos apresentar e analisar a aplicação de uma proposta didática de trabalho com leitura na escola, com base em operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, para auxiliar o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes a competência leitora de textos. A pesquisa concebe a leitura numa visão cognitiva e sociointeracional e se caracteriza, basicamente, como de campo, experimental e analítica. Os resultados demonstram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento e seu uso consciente como estratégia para chegar ao entendimento global e coerente de textos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Relação: dc.relation | Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa | - |
| Relação: dc.relation | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153 | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Compreensão na leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading comprehension | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
| Título: dc.title | Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática | - |
| Título: dc.title | Reading texts in hight school: a didactic proposal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: