Um framework conceitual para o planejamento de aulas gamificadas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPansanato, Luciano Tadeu Esteves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1484702906945243-
Autor(es): dc.contributorPansanato, Luciano Tadeu Esteves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1484702906945243-
Autor(es): dc.contributorSuart Junior, Jose Bento-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0346188152184645-
Autor(es): dc.contributorTago, Nathalia Caroline Faria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9037285269040159-
Autor(es): dc.creatorCosta, Bruno Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:32:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:32:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35682-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114967-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produto educacional "Um framework conceitual para o planejamento de aulas gamificadas"-
Descrição: dc.descriptionFor teachers to develop gamified lesson plans, it is essential to have adequate support that contributes to the teaching and learning process. In addition, adaptations may be necessary in the application of gamification to meet the particularities of each student. The objective of this research was to develop and evaluate a conceptual framework for the planning of gamified classes. The framework was structured based on gamification strategies and the principles of Universal Design for Learning (UDL). The investigation on the use of the framework involved 15 teachers who work in the early years of elementary school. For data collection, systematic observations and structured interviews were conducted. Data analysis used content analysis and descriptive statistics methods. The results indicate that the framework offers significant support to the work of teachers, considering the individuality of each student and positioning him as the central subject in the teaching and learning process. The participants of the research expressed, through a questionnaire, the intention to continue using and recommend the use of the framework to other teachers. In the interviews, the participants made relevant comments about its practical applicability. Therefore, the framework is an educational product with great potential to contribute to the development of gamified classes, promoting the student's protagonism in their learning process.-
Descrição: dc.descriptionPara que os professores elaborem planos de aula gamificada, é fundamental contar com um suporte adequado que contribua para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, podem ser necessárias adaptações na aplicação da gamificação para atender às particularidades de cada aluno. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e avaliar um framework conceitual para o planejamento de aulas gamificadas. O framework foi estruturado com base em estratégias de gamificação e nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A investigação sobre o uso do framework envolveu 15 professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a coleta de dados, foram realizadas observações sistemáticas e entrevistas estruturadas. A análise dos dados utilizou métodos de análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados apontam que o framework oferece suporte significativo ao trabalho dos professores, considerando a individualidade de cada aluno e posicionando-o como o sujeito central no processo de ensino e aprendizagem. Os participantes da pesquisa manifestaram, por meio de um questionário, a intenção de continuar utilizando e recomendar o uso do framework para outros professores. Nas entrevistas, os participantes fizeram comentários relevantes sobre a sua aplicabilidade prática. Portanto, o framework é um produto educacional com grande potencial para contribuir na elaboração de aulas gamificadas, promovendo o protagonismo do aluno em seu processo de aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectFramework (Arquivo de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectFramework (Computer program)-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectEducational planning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleUm framework conceitual para o planejamento de aulas gamificadas-
Título: dc.titleA conceptual framework for the planning of gamified lessons-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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