
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sousa, Fernando Carlos de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Boeno, Rosangela Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sousa, Fernando Carlos de | - |
| Autor(es): dc.creator | Pelentier, Vanessa Scariot | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:32:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:32:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29449 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114950 | - |
| Descrição: dc.description | Preparing for the exercise of citizenship is one of the goals of education. Full citizenship can be understood as the possession and exercise of civil, political and social rights. The textbook is, in general, the main resource used by teachers. However previous work by our research group showed that the biology textbooks currently in use at the Dois Vizinhos Regional Education Center do not provide a concrete proposal articulating the contents of the subject with social issues making it difficult for students to be educated to the full exercise of citizenship. This work sought to develop a methodological proposal to approach the theme of citizenship in the subject of biology integrating the scientific knowledge of this subject with the education for the full exercise of citizenship. For that, the documental analysis of the three logy textbooks initiated in a previous work of our researchgroup was further deepened. It was observed that the texts of the textbooks can be modified or expanded and then be used to better teach the articulation between the specific knowledge of the biology subject and the education for full citizenship. | - |
| Descrição: dc.description | A preparação para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação. Cidadania plena pode ser entendida como a posse e o exercício de direitos civis, políticos e sociais. O livro didático é, em geral, o principal recurso utilizado por professores. Entretanto, trabalho prévio do nosso grupo de pesquisa demonstrou que os livros didáticos de biologia em uso corrente no Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos não trazem uma proposta concreta de articulação dos conhecimentos próprios da disciplina com questões sociais, dificultando a formação dos alunos para o exercício pleno da cidadania. Este trabalho buscou desenvolver uma proposta metodológica de abordagem do tema cidadania na disciplina de Biologia que integre os conhecimentos científicos próprios dessa disciplina com o preparo para o exercício pleno da cidadania. Para tanto, foi aprofundada a análise documental dos 3 livros didáticos de Biologia do 1º, 2º e 3º iniciada em trabalho prévio do nosso grupo de pesquisa. Observou-se que textos do livro didático podem ser modificados ou expandidos e utilizados para trabalhar a articulação entre os conhecimentos específicos da disciplina de biologia e o preparo para a cidadania. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
| Título: dc.title | Proposta metodológica de formação para o exercício pleno da cidadania através do ensino de biologia | - |
| Título: dc.title | Methodological proposal for education through the teaching of biology to the full exercise of citizenship | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: