Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor | Faria, Alvaro Boson de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Flavia Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.creator | Trigo, Victor Domingues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:31:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:31:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114798 | - |
Descrição: dc.description | Anxiety is a feeling that makes up the life of human beings, and often takes on a preventive character, physiologically preparing the body for imminent danger. However, it can be substantial when it exceeds the functional limits and starts to influence the cognition and behavior of individuals, affecting psychological and physiological aspects. In the academic environment, the university student faces a lot ofadversities that test his abilities and, when the level of anxiety overlaps the limits accepted by mental health, it can influence the academic performance of students since the beginning of undergraduate education. Based on this, the present study aimed to collect information about the anxiety development index of students in the Forest Engineering degree course at Federal Technological University of Paraná, and thus,identity through a methodology made upof a sociodemographic questionnaire togetherwith the inventory Beck-BAI, a survey of anxiety levels by periods and also by gender classes. The results obtained in this study, showed, according to the BAI anxiety level classification, that the female gender has the highest percentage of severe anxiety level, with 12%. The second parameter evaluated was the type of housing, according to the situation of these studentsif they live alone, with family members and or if they share expenses in boarding houses or republics, so it was found that 16.22% of students who live with family membersshowsevere level of anxiety, whilst 14.29% of studentswho only studyshow this level of anxiety. With regard tothe anxiety levels by academic period, it was possible to observe that there was great variability, i.e, severe and moderate levels occur in almost all periods, there is not specifically the occurrence in only one. It can be concluded that there are levels of anxiety within the course that require attention andsomemeasures should be taken, such asrecreation, leisure, culture and environment being proposed to providegreat availability forhealth professionals. | - |
Descrição: dc.description | A ansiedade é um sentimento que compõe a vida do ser humano, e muitas vezes assume um caráter preventivo, preparando fisiologicamente o corpo para um perigo iminente. Porém, pode ser substancial quando ultrapassa os limites funcionais e passa a influenciar a cognição e os comportamentos dos indivíduos, afetando aspectos psicológicos e fisiológicos. No meio acadêmico, o universitário é posto frente a adversidades que testam suas capacidades e, quando o nível de ansiedade se sobrepõe os limites aceitos pela saúde mental, pode influenciar o desempenho acadêmico dos estudantes desde o início da graduação. Partindo disto, o presente estudo teve como objetivo o levantamento do índice de desenvolvimento de ansiedade dos estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e assim identificar, através de uma metodologia composta por um questionário sociodemográfico juntamente com o inventário de Beck-BAI, um levantamento dos níveis de ansiedade por período se também por classes de gêneros. Os resultados obtidos neste trabalho apontaram, segundo a classificação dos níveis de ansiedade de BAI, que o gênero feminino possui a maior porcentagem de nível grave de ansiedade, com 12%. O segundo parâmetro avaliado foi o tipo de moradia, conforme as situações destes acadêmicos se moram sozinhos, com familiares ouse dividem despesas em pensionatos ou repúblicas, assim constatou-se que 16,22% dos estudantes que residem com os familiares se enquadram no nível grave de ansiedade, enquanto que 14,29% dos acadêmicos que não trabalham e apenas estudam apresentam este nível. Em relação aos níveis de ansiedade por período acadêmico foi possível observar que houve grande variabilidade, ou seja, há ocorrência de níveis graves e moderados em quase todos os períodos, não há especificamente a ocorrência em apenas um. Pode se concluir que há níveis de ansiedade dentro do curso que requerem atenção e que medidas devem ser tomadas, sendo propostos medidas de recreação, lazer, cultura e ambiente que forneça profissionais da saúde com maior disponibilidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Florestal | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia florestal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Beck, Inventário de ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forestry engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Beck Anxiety Inventory | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | - |
Título: dc.title | Índice do desenvolvimento de ansiedade em acadêmicos do curso de engenharia florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná durante a pandemia da Covid-19 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: